CONTRIBUIÇÕES DA FENOMENOLOGIA SOCIOLÓGICA DE SCHUTZ PARA A PESQUISA SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE MULHERES NEGRAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2675-0805v4n6.2022.1

Mots-clés :

Educação de Jovens e Adultos, Fenomenologia , Pesquisa

Résumé

Este texto, que é parte de uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), tem o objetivo de refletir sobre a pesquisa na alfabetização de mulheres negras na Educação de Jovens e Adultos com base na perspectiva da Fenomenologia Sociológica de Schutz. As interpretações deram-se por meio da abordagem qualitativa, cujo instrumento de geração de dados foi a entrevista semiestruturada. As participantes foram oito mulheres que se reconhecem como pretas ou pardas (negras), matriculadas em classes de alfabetização de EJA, em quatro escolas públicas municipais de Porto Seguro - Bahia. Para subsidiar o debate, as análises foram tecidas mediante pesquisa bibliográfica que buscou conhecer a Fenomenologia de Schutz enquanto uma Sociologia da vida cotidiana, que interpreta os fenômenos do mundo da vida pela intersubjetividade, as vivências, as motivações e os significados atribuídos pela consciência dos sujeitos. Nosso intento é analisar como o método fenomenológico pode contribuir para a compreensão das motivações que levam mulheres negras a retornar a salas de EJA. Os resultados apontam que as motivações para as mulheres negras retornarem às salas de aula é a busca por independência pessoal, social e financeira, bem como a necessidade de conviver com autonomia na sociedade da escrita, visto que ler e escrever constituem atos de liberdade. Com base na compreensão do legado de Schutz, as motivações surgem no mundo da vida imbuídas de intencionalidades que se concretizam nas experiências vivenciadas no cotidiano pelos sujeitos.

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2022-09-19

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MENEZES, Monica Clementino de; CUNHA JÚNIOR, Adenilson Souza.
CONTRIBUIÇÕES DA FENOMENOLOGIA SOCIOLÓGICA DE SCHUTZ PARA A PESQUISA SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE MULHERES NEGRAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
. Revista Humanidades & Educação, p. 2–15, 19 sept. 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/19357. Acesso em: 21 nov. 2024.

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