A CONSCIÊNCIA ÉTICA E CRÍTICA DO OPRIMIDO EM CONTRAPOSIÇÃO ÀS TEORIAS LIBERAIS

Auteurs-es

  • Atair Silva de Sousa Universidade de São Paulo

Mots-clés :

Teorias Liberais, Educação Libertadora, Estado e Sociedade, Direitos Humanos

Résumé

Para este estudo, foi realizada uma breve análise das teorias libertadoras da ação dialógica com foco na atividade colaborativa, organizacional e cultural em oposição às teorias liberais da atualidade. O objetivo consistiu em dialogar com o pensamento educacional freireano e verificar se há relação entre este pensamento e a construção histórica dos Direitos Humanos. A partir dessa verificação, associá-la com a prática educativa freireana na sua utilização como uma ferramenta de luta e em contraposição às investidas da classe dominante representada pelas teorias liberais. Adotou­-se uma metodologia com características bem definidas, sendo de natureza propositiva, com uma abordagem qualitativa, exploratória e com procedimentos bibliográfico e documental. As evidências dão conta de como o pensamento teórico e a concretude das ações dialógicas confirmam a presunção sobre o potencial educativo das práticas da libertação em ações formativas de causas sociais e econômicas e o encontro de tais práticas com a pedagogia libertadora proposta por Paulo Freire.

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Biographie de l'auteur-e

Atair Silva de Sousa, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publié-e

2022-05-10

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SILVA DE SOUSA, Atair.
A CONSCIÊNCIA ÉTICA E CRÍTICA DO OPRIMIDO EM CONTRAPOSIÇÃO ÀS TEORIAS LIBERAIS
. Revista Humanidades & Educação, 10 mai 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/19195. Acesso em: 23 nov. 2024.

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