A CONSCIÊNCIA ÉTICA E CRÍTICA DO OPRIMIDO EM CONTRAPOSIÇÃO ÀS TEORIAS LIBERAIS

Autores/as

  • Atair Silva de Sousa Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Teorias Liberais, Educação Libertadora, Estado e Sociedade, Direitos Humanos

Resumen

Para este estudo, foi realizada uma breve análise das teorias libertadoras da ação dialógica com foco na atividade colaborativa, organizacional e cultural em oposição às teorias liberais da atualidade. O objetivo consistiu em dialogar com o pensamento educacional freireano e verificar se há relação entre este pensamento e a construção histórica dos Direitos Humanos. A partir dessa verificação, associá-la com a prática educativa freireana na sua utilização como uma ferramenta de luta e em contraposição às investidas da classe dominante representada pelas teorias liberais. Adotou­-se uma metodologia com características bem definidas, sendo de natureza propositiva, com uma abordagem qualitativa, exploratória e com procedimentos bibliográfico e documental. As evidências dão conta de como o pensamento teórico e a concretude das ações dialógicas confirmam a presunção sobre o potencial educativo das práticas da libertação em ações formativas de causas sociais e econômicas e o encontro de tais práticas com a pedagogia libertadora proposta por Paulo Freire.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Atair Silva de Sousa, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Citas

BALL, Stephen. Educação Global S.A: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa, PR: UEPG, 2014.

BOBBIO, Norberto. A era dos direito. Tradução de Carlos Nelson Coutinho: apresentação de Celso Lafer. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BROWN, Anthony. Queering Teacher Education Through Intergroup Dialogue. Educational Research for Social Change (ERSC). Soulth Africa, v. 9, n. 2. p. 16­31, sept. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17159/22214070/2020/v9i2a2. Acesso em: 1 mar. 2021.

CARVALHO, Sandra Maria Gadelha; PIO, Paulo Martins. A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido: sentidos e implicações para a educação libertadora. Revista Brasileira de Estudos pedagógicos. Brasília, v. 98, n. 249, p. 428­ - 445, mai./ago. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24109/2176­6681.rbep.98i249.2729. Acesso em: 1 abr. 2021.

CERQUEIRA, Hugo Eduardo Araújo da Gama, Trabalho e Política: Locke e o Discurso Econômico. Revista de Economia Política, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 156­175, jan./mar. 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0101­31572002­1241. Acesso em: 1 mai. 2021.

DARDOT, Pierre; LAVAl, Christian. A nova razão do mundo: Ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DAVIES, Byron; The Affective and the Political: Rousseau and Contemporary Kantianism. Tópicos, Revista de Filosofia. Ciudad de México/México, v. 59, [s.n.], jul./dec. 2020. Disponível em: http://doi.org/10.21555/top.v0i59.1110. Acesso em: 1 abr. 2021.

FOLEY JR., William. Suggestions for Critical Awareness, Accountability, and Transformation in Human Rights Education. Current Issues in Comparative Education (CICE). v. 23, [s.n.], p. 77 ­ 89 Issue 1, Winter, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GUERRERO, Marcel Alejandro Doubront. Necesidad de una Hebegogía transformacional. Rev. Int. Investig. Cienc. Soc. Asunción/Paraguay, v. 17, n. 1, p. 175­194. jun. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18004/riics. 2021.junio.175. Acesso em: 10 abr. 2021.

LAVAL. Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina, Planta, 2004.

LEAKE, Eric. Writing Pedagogies of Empathy: As Rhetoric and Disposition. Composition Forum. v. 34. Summer, 2016.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.

MATTOS, Luiza Maria Abreu; GOMES, Maria Margarida. Environment as a cosmopolitan value: a comparative socio­historical analysis of the school biology curriculum. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 47, e230058, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678­4634202147230058. Acesso em: 1 mai. 2021.

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro, BRACKEN, Seán; NAKANO Natália. Preliminary Indicators of the Use of Lesson Study as a Teaching Practice Capable of Enabling an Inclusive Perspective in Higher Education. Rev. Bras. Ed. Esp, Bauru/SP, v. 27, e0161, p. 371­390, jan./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980­54702021v27e0161. Acesso em: 20 mar. 2021.

PADILHA, Paulo Roberto; ABREU, Janaina; GADOTTI, Moacir; ANTUNES, Ângela Biz. 50 olhares sobre os 50 anos da pedagogia do oprimido [livro eletrônico] / Paulo Roberto Padilha et. al., (orgs.). Instituto Paulo Freire, São Paulo, 2019.

ROUSSEAU, Jean­Jacques. Do contrato social: ensaio sobre a origem das línguas. Tradução de Lurdes Santos Machado. São Paulo/SP: Ed. Nova cultura, 2000.

SIERRA, Vânia Morales. FREIRE, Silene de Moraes A moderna construção da vigilância e do controle social no Brasil. Revista Katál. Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 168­176, jan./abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982­ 0259.2021.e75233. Acesso em: 1 mai. 2021.

TORRES, Juliana Rezende; CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra. Formação docente crítica em torno das questões de raça, etnia, gênero e sexualidade à luz da concepção de educação libertadora de Paulo Freire. Educar em Revista. Curitiba, v. 37, [s.n], p. 1­23, [s.d] e75679. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104­4060.75679. Acesso em: 1 jun. 2021.

WOLDEYES, Yirga Gelaw; Decolonizing Human Rights Education: Critical Pedagogy Praxis in Higher Education. The International Education Journal: Comparative Perspectives, Sydney, v. 17, n. 1, p. 24­36, 2018. Disponível em: https://openjournals.library.sydney.edu.au/index.php/IEJ. Acesso em: 1 jun. 2021.

WONG, Sulan. Sobre los fundamentos de la propiedad intelectual. Problema: Anuario de Filosofía y Teoría del Derecho. Ciudad de México, n. 14. p. 369­398 , ene./dic. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22201/iij.24487937e. 2020.14.14915. Acesso em: 1 jun. 2021.

Publicado

2022-05-10

Cómo citar

SILVA DE SOUSA, Atair.
A CONSCIÊNCIA ÉTICA E CRÍTICA DO OPRIMIDO EM CONTRAPOSIÇÃO ÀS TEORIAS LIBERAIS
. Revista Humanidades & Educação, 10 may 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/19195. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos