DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: cenário e desafios
Mots-clés :
Educação a distância. Informação x Conhecimento. Formação continuada. Professor = Keywords, Distance education. Information x Knowledge. Ongoing training.Teacher..Résumé
O presente artigo aborda o desafio de ser professor, especificando alguns dos saberes imprescindíveis a uma prática educativa eficaz, bem como defende a necessidade de valorização da formação continuada, consubstanciada em um olhar consciente quanto aos problemas enfrentados pela implementação da Educação a Distância no Brasil, ao enfocar as diferentes abordagens pedagógicas utilizadas, com vistas a que esse profissional repense sua prática e procure recriar sua ação pedagógica com ética e estética, estabelecendo uma pedagogia fundamentada na inclusão, no respeito à autonomia e à dignidade do educando, visto que o docente resplandece como um espelho para seu discente.
TEACHING AND DISTANCE EDUCATION IN HIGHER EDUCATION: scenarios and challenges
ABSTRACT
The treadmill article seeks to address the challenge of being a teacher, specifying some of the essential knowledge for effective educational practice, as well as the need for it to value continuing education, embodied in a conscious look at the problems faced by the implementation of Education a Distance in Brazil, with a focus on the different pedagogical approaches used, with a view to this professional rethink his practice and try to recreate his pedagogical action with ethics and aesthetics, establishing a pedagogy based on inclusion, respecting the autonomy and dignity of the student, seen that the teacher shines like a mirror for his student.
Téléchargements
Références
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto n. 9057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 8o da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 1 fev. 2021.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
MALTEMPI, Marcus Vinicius. Educação a distância... Interface (Botucatu), São Paulo, v. 7, n. 12, p. 139-148, fev. 2003.
MORAN, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia da educação a distância no ensino superior. Interface (Botucatu), São Paulo, v. 7, n. 12, p. 7-8, fev. 2003.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. In: BRASIL. Educação e sociedade. Brasília: MEC, 2014.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2006.
VALENTE, J. A. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface (Botucatu), São Paulo, v. 7, n. 12, p. 139-142, fev. 2003.
VALENTE, J. A. Réplica: os desafios da implantação da EAD. Interface (Botucatu), São Paulo, v. 7, n. 12, p. 147-147, fev. 2003.