ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA INDÍGENA: o aspecto transversal da Educação Especial

Auteurs-es

  • Francélio Ângelo de Oliveira
  • Adriana Leite Limaverde Gomes

Mots-clés :

Atendimento educacional especializado. Escola indígena. Inclusão escolar.

Résumé

A ideia deste artigo consiste na reflexão sobre a inclusão escolar dos alunos que são público-alvo da educação especial em uma escola indígena em Aratuba-Ceará-Brasil. Os objetivos propostos se voltam para discutir as concepções de uma dada Escola Indígena acerca do ser humano, assim como as concepções de escola indígena, inclusão escolar e Atendimento Educacional Especializado-AEE. Quanto ao caminho metodológico, destacamos a pesquisa de natureza qualitativa, cujo delineamento, estudo de caso, possibilitou a análise das singularidades existentes no universo pesquisado. Entre os principais achados da pesquisa, percebemos o impacto da sala de recursos multifuncionais como instrumento propiciador de maior abertura para a participação das pessoas com deficiência na vida comunitária e escolar. A escola, por sua vez, vem contribuindo ativamente para o processo de ressignificação das relações com as diferenças e para o avanço das práticas sociais e educacionais inclusivas.

Palavras-chave: Atendimento educacional especializado. Escola indígena. Inclusão escolar.

SPECIALIZED EDUCATIONAL ASSISTANCE IN AN INDIGENOUS SCHOOL: the cross aspect of Special Education

Abstract

This article reflects on the school inclusion of students who are the target public of special education in an indigenous school in Aratuba-Ceará-Brazil. The proposed objectives aim to discuss the conceptions of this Indigenous School about the human being, as well as the notions of indigenous school, school inclusion, and Specialized Educational Assistance. In the methodological path, we high light this as qualitative research, which, as a case study, made it possible to analyze the singularities of the researched universe. Among the main findings of this investigation, we perceived the impact of the multifunctional resource room as an instrument that provides greater openness for the participation of people with disabilities in community and school activity. The school, in its turn, actively contributes to the process of resignification of relationships with the differences and the advancement of inclusive social and educational practices.

Keywords: Specialized educational service. Indigenous school. School  Inclusion.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Francélio Ângelo de Oliveira

Pedagogo, especialista em Educação Inclusiva e em Psicomotricidade Clínica. Mestre em Educação. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará . Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFCE. 

Adriana Leite Limaverde Gomes

Doutora em Educação (UFC), Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará/Faculdade de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino.

Références

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3 ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.

BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Brasília, MEC, 2008.

CALDERONI, Valéria Aparecida Mendonça de Oliveira. Nas tramas da igualdade e da diferença frente à alteridade dos alunos indígenas. 2011. 225f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2011.

FIGUEIREDO, R. V.; GOMES, A. L.; POULIN, J. R., Atendimento Educacional Especializado do aluno com deficiência intelectual. São Paulo: Moderna, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes. Os desafios da diversidade na escola. In: GUSMÃO, Neusa Maria Mendes. (Org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003.

MAZZOTTI, A. J. A.; GEWANDSZNA J. F. O Método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2004.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Ciladas da diferença. São Paulo: Editora 34, 1999;

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais.14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia improvável da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Téléchargements

Publié-e

2019-11-20

Comment citer

OLIVEIRA, Francélio Ângelo de; GOMES, Adriana Leite Limaverde.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA INDÍGENA: o aspecto transversal da Educação Especial
. Revista Humanidades & Educação, p. 17–30, 20 nov. 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/12810. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos