PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DAS (OS) ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UEMASUL

Authors

Keywords:

Perfil dos estudantes. Serviço Social. Assistência estudantil.

Abstract

Este artigo identifica as características socioeconômicas, demográficas e culturais da comunidade estudantil da UEMASUL. A partir de uma abordagem quantiqualitativa, realizou-se um estudo descritivo do perfil das (os) estudantes de todos os cursos ofertados pela instiuição, no campus de Imperatriz-MA, nos períodos de 2017.2 a 2018.2. Os dados analisados foram obtidos por meio das fichas do Serviço Social. O método utilizado para a coleta foi um questionário semiestruturado, com 28 questões fechadas e abertas, aplicado as(os) estudantes regularmente matriculadas(os). Após as análises dos resultados obtidos, pode-se destacar que a comunidade estudantil da UEMASUL, majoritariamente, é oriunda da classe trabalhadora de baixa renda e grande parte vive em uma realidade permeada por extrema vulnerabilidade econômica. Portanto, os resultados confirmaram a necessidade de elaboração de programas e projetos cada vez mais amplos de inclusão socioeconômica, como forma efetiva de a universidade garantir que as (os) acadêmicas (os) consigam concluir a graduação.

Palavras-chave: Perfil dos estudantes. Serviço Social. Assistência estudantil.

SOCIOECONOMIC AND CULTURAL PROFILE OF UEMASUL GRADUATE STUDENTS

This article identifies the socioeconomic, demographic and cultural characteristics of the UEMASUL student community. From a quantitative-qualitative approach, a descriptive study of the profile of students from all courses offered by the institution was carried out, on the campus of Imperatriz-MA, in the periods from 2017.2 to 2018.2. The analyzed data were obtained through the Social Service forms. The method for the collection was made through a semi-structured questionnaire, with 28 closed and open questions, applied to the students regularly enrolled. After the analysis of the results obtained, it can be highlighted that the student community of UEMASUL, mostly, comes from the low-income working class and a large part lives in a reality permeated by extreme economic vulnerability. Therefore, the results confirmed the need to develop increasingly broad programs and projects for socioeconomic inclusion, as an effective way for the university to ensure that academics are able to complete their undergraduate studies.

Keywords: Student profile. Social service. Student assistance.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Conceição de Maria Amorim, UEMASUL

Assistente Social Especialista em Políticas Públicas de Gênero e Raça. UEMASUL. 

Crisleide do Socorro Nascimento Souza, UEMASUL

Assistente Social – Ouvidora da UEMASUL.

Gilvânia Ferreira da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pedagoga, meste em Geografia, UNESP, SP doutoranda em estudos sociais agrários. UNC -Cordoba, Argentina Professora subtituta da UFMA.

References

BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2010/Lei/L12288.htm. Acesso em: 08 set. 2019.

CALCAGNO, L. Perfil de estudantes de universidades federais indica maioria de negros. Correio Brasiliense. Brasília, DF, 17 maio 2019.

EISENSTEIN E. Adolescência: definições, conceitos e critérios. Revista Adolescência e Saúde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 6-7, abr./jun. 2005. Disponível em: http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=167. Acesso em: 2 jun. 2019.

FRANKLIN, A. Apontamentos e fontes para a história econômica de Imperatriz. Imperatriz: Ética, 2008.

IBGE. Sinopse preliminar do censo demográfico: VIII recenseamento geral- 1970. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/311/cd_1970_sinopse_prel iminar_ma.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.

IBGE. Censo demográfico 1991: característica da população e dos domicílios: resultados do universo. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/imperatriz/panorama. Acesso em: 10 jun. 2019.

IBGE. Censo demográfico 2000: característica da população e dos domicílios: resultados do universo. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/85/cd_2000_caracteristicas_populacao_domicilios_universo.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.

IBGE. Censo Demográfico 2010: características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/93/cd_2010_caracteristica s_populacao_domicilios.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019.

LABOISSIÈRE, P. Redução no número de filhos por família é maior entre os 20% mais pobres do país. Agência Brasil, Brasília. 2015. mar. 27. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-03/reducao- no-numero-de-filhos-por-familia-e-maior-entre-os-20-mais-pobres. Acesso em: 12 ago. 2019.

MARTINS, F. R.; SANTOS M, J. Aspectos Históricos da Ocupação Territorial de Imperatriz – MA. In: Encontro de Iniciação Científica, 12., 2012, Taubaté. Anais [...]. Taubaté, UNITAU, 2012. Disponível em: http://www.unitau.br/enic/trabalhos/MPH1053.pdf. Acesso em: 22 maio 2019.

SANTOS. R, NUNES. F. Imperatriz do Maranhão: proposição para a compreensão do processo de ocupação e consolidação da cidade. GeoTextos, vol. 14, n. 2, 2018. Disponível em: file:///D:/00861829/Downloads/26988- 102323-1-PB%20(5).pdf. Acesso em 9 dez. 2019.

SOUSA, J de M. A cidade na região e a região na cidade: A dinâmica socioeconômica de Imperatriz e suas implicações na região Tocantina. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: 2017-2021. Imperatriz: UEMASUL, 2017. 176p. Disponível em: https://www.uemasul.edu.br/PDIFINAL.pdf. Acesso em: 21 maio 2019.

Published

2020-12-01

How to Cite

AMORIM, Conceição de Maria; SOUZA, Crisleide do Socorro Nascimento; SILVA, Gilvânia Ferreira da.
PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DAS (OS) ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UEMASUL
. Revista Humanidades & Educação, p. 15–27, 1 Dec. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/14853. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos