A produção de significados no modelo quântico por meio de ferramentas socioculturais: uma proposta analítica da aprendizagem

Autori

Parole chiave:

Teoria da Ação Mediada, Modelo Atômico Quântico, Produção de Significados, Objetos de Aprendizagem

Abstract

Os conceitos referentes à mecânica quântica são de suma importância para o estudo da estrutura do átomo. A investigação desses conceitos e de como eles são estruturados pelo estudante de Química têm adquirido relevância nas pesquisas de ensino de Química, sobretudo pelas dificuldades de aprendizagem dos entes submicroscópicos em relação aos macroscópicos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem por foco apresentar uma proposta analítica da aprendizagem dos estudantes de Química no estudo dos conceitos do modelo atômico atual, em especial os números quânticos, formas dos orbitais e transições eletrônicas, com base na Teoria da Ação Mediada. A investigação foi realizada na disciplina de Química Geral II do curso de Química da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, e constitui-se como parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado. A proposta analítica da aprendizagem foi dividida em três momentos: mapa de aulas, mapa de categorias e microanálise. Esta analisou a interação dos alunos-agindo-com-as-ferramentas-socioculturais, como os Objetos de Aprendizagem, e o modo como produziram os significados dos conceitos, permitindo ter uma visão detalhada do processo de aprendizagem e que a inserção de ferramentas socioculturais favorecem o rol apreciativo dos alunos na significação dos conceitos e influenciam o discurso de autoridade durante as interações comunicativas.

Palavras-chave: Teoria da Ação Mediada. Modelo Atômico Quântico. Produção de Significados. Objetos de Aprendizagem.

The production of meaning in the quantum model through sociocultural tools: an analytical proposal of learning

Abstract

The concepts related to quantum mechanics are of utmost importance for the study of the atom structure. The investigation of these concepts and how they are structured by the Chemistry student has acquired relevance in the research of the subject’s teaching, especially by the learning difficulties of submicroscopic entities in relation to macroscopic ones. From this perspective, this research focuses on presenting an analytical proposal of the learning of Chemistry students in the study of the concepts of the current atomic model, especially quantum numbers, orbital forms and electronic transitions based on the Theory of Mediated Action. The research was carried out during General Chemistry II classes of the Chemistry course of the Federal University of Maranhão-UFMA, and is part of the results of a doctoral research. The analytical proposal of learning was divided into three moments: class map, category map and microanalysis. It analyzed the interaction of the students acting with sociocultural tools, such as the Learning Objects and the way they produced the meanings of the concepts, allowing a detailed view of the learning process and that of the insertion of socio-cultural tools favors the appreciative role of the students in the meaning of the concepts and influences the authority word during the communicative interactions.

Keywords: Mediated Action Theory. Quantum Atomic Model. Production of Meanings. Learning Objects.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Hawbertt Rocha Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Luís, Maranhão

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão no Campus de Bacabal no curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática no Campus Dom Delgado da UFMA. 

Aguinaldo Robinson de Souza, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru)

Professor Adjunto na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru) e Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da UNESP-Bauru.

Riferimenti bibliografici

ATKINS, P. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Tradução técnica: Ricardo de Alencastro, 5.ed., Porto Alegre: Bookman, 2012.

CARNEIRO, M.L.F.; SILVEIRA, M.S. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista, n.4, p.235-260, 2014.

GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências. Ijuí: Unijuí, 2008.

GRECA, I M.; SANTOS; F, M.T. Dificuldades da generalização das estratégias de modelação em ciências: o caso da física e da química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n.1, p. 31-46, 2005.

HARRISON, A. G; TREAGUST, D. F. Secondary students mental models of atoms and molecules: Implications for teaching science. Science Education, v.80, p.509–534, 1996.

HOFFMANN, R. O Mesmo e o Não-Mesmo. São Paulo: UNESP, 2007.

MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986.

MARTINS, O. B. ; MOSER, A. . Conceito de mediação em Vygotsky, Leontiev e Wertsch. Intersaberes (Facinter), v. 7, p. 8-28, 2012.

MARTINS, R. A.;ROSA, P. S. História da teoria quântica: a dualidade onda-partícula, de Einstein a De Broglie. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

MORTIMER, E. F. et. al. Uma metodologia de análise e comparação entre as dinâmicas discursivas de salas de aulas de ciências utilizando software e sistema de categorização de dados em vídeo: Parte 1, dados quantitativos. Anais do V ENPEC, 2005a.

MORTIMER, E. F. et. al.. A. Uma metodologia de análise e comparação entre as dinâmicas discursivas de salas de aulas de ciências utilizando software e sistema de categorização de dados em vídeo: Parte 2, dados qualitativos. Anais do V ENPEC, 2005b.

MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. H. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002.

NIAZ, M.; FERNÁNDEZ, R. Understanding quantum numbers in general chemistry textbooks. International Journal of Science Education, v. 30(7), p. 869-901, 2008.

OGILVIE, J. F. The nature of the chemical bond: There are no such thingsas orbitals! Journal of Chemical Education, v. 67, p. 280–289, 1990.

PANTOJA, G. C. F.; MOREIRA, M. A.; HERSCOVITZ, V. E. Uma revisão da literatura sobre a pesquisa em ensino de Mecânica Quântica no período de 1999 a 2009. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 4, p. 1-34, 2011.

RUSSEL, JOHN B. Química Geral. Ed. Makron Books, São Paulo. Ed. 2ª, v. 1, 1994.

SCERRI, E.R. Philosophy of chemistry - A new interdisciplinary field? Journal of Chemical Education, v.77, p.522-525, 2000.

SCERRI, E.R. The new philosophy of chemistry and its relevance to chemical education. Chemistry Education: Research and Practice in Europe, v.2, p.165-170, 2001.

SILVA, A.C.T. Estratégias enunciativas em sala de aula: contrastando professores d estilos diferentes. Tese (Doutorado em Educação. Área de Concentração: Educação e Ciência), Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Educação. Minas Gerais, 2008.

STEFANI, C.;TSARPALIS, G. Student’s levels of explanations, models and misconceptions in Basic Quantum Chemistry: a phenomenographic study. JournalofResearch in Science Teaching, v.46(5), p.520-536,2009.

TABER, K. S. Conceptualizing quanta - Illuminating the groundstate of student understanding of atomic orbitals. Chemistry Education Researchand Practice, v.3, p.145–158, 2002.

TABER, K. S. Learning quanta: Barriers to stimulating transitions in student understanding of orbital ideas. Science Education, v.89, p.94–116, 2004.

TABER, K. S. When the analogy breaks down: Modellingtheatomonthe solar system, PhysicsEducation, v. 36(3), p. 222 – 226, 2001.

TSAPARLIS, G.; PAPAPHOTIS, G. Quantum-chemical concepts: Are they suitable for secondary students? Chemistry Education: Research and Practice in Europe, v.3 (2), p.129 – 144, 2002.

TSARPALIS, G.; PAPAPHOTIS, G. High-school students’ conceptual difficulties and attempts at a conceptual change. International Journal of Science Education, v.31(7), p.895-930, 2009.

WERTSCH, J. V. Mind as action. New York: Oxford University Press, 1998.

WERTSCH, J. V. Voices of the mind: a sociocultural approach to mediated action. Cambridge: Harvard University Press, 1991b.

WERTSCH, J. V. A sociocultural approach to socially shared cognition. In: RESNICK, L. B.; LEVINE, J. M.; TEASLEY, S. D. (Org.). Perspectives on socially shared cognition. Washington: American Psychological Association, p. 85-100, 1991a.

WILEY. D.A. (Ed.). (2002). The Instructional Use of Learning Objects. Bloomington. In: Association for Educational Communications and Technology. Disponível em: http://www.reusabitity.org/read/. Acesso em: 20 jan. 2014.

Pubblicato

2020-11-20

Come citare

COSTA, Hawbertt Rocha; SOUZA, Aguinaldo Robinson de.
A produção de significados no modelo quântico por meio de ferramentas socioculturais: uma proposta analítica da aprendizagem
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 2, n. 4, p. 17–37, 20 nov. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/14788. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i