Grandezas e medidas no Ensino Fundamental: a abordagem em uma proposta curricular do Oeste da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n2.2023.16

Palavras-chave:

Ensino, Grandezas e Medidas, Proposta Curricular, Orientações Didáticas

Resumo

Este estudo buscou analisar a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Barreiras, Oeste da Bahia, observando como este documento aborda o ensino das Grandezas e Medidas no Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo de natureza documental com base no documento curricular supracitado, objeto deste estudo. As reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Grandezas e Medidas tiveram aporte teórico em Lima e Bellemain (2010). A análise evidenciou que, em geral, há grandezas em comum em ambos os anos de escolarização, sobretudo as ditas geométricas. As não geométricas são exploradas com maior frequência nos anos iniciais. A abertura de ângulos e a temperatura, por sua vez, são abordadas na transição entre os anos iniciais e os anos finais. Entre as opções metodológicas, o documento indica a realização de rodas de conversas, o desenvolvimento de pesquisas e experimentos, e o uso de materiais manipuláveis, instrumentos de medidas, jogos e leituras de diferentes gêneros textuais, músicas, simulações de atividades práticas vinculadas ao cotidiano, softwares e programas de computadores. A proposta curricular investigada apresenta avanços em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente, acerca de indicações metodológicas para um ensino mais prático e próximo do cotidiano.

Magnitudes and measures in Elementary Education: the approach in a curricular proposal in Western Bahia

ABSTRACT

This study sought to analyze the Curricular Proposal of the Municipal Education Network of Barreiras, West of Bahia, observing how this document addresses the teaching of Quantities and Measures in Elementary Education. To this end, a qualitative study of a documentary nature was carried out, based on which the aforementioned curriculum document was the objective of study. Furthermore, we used as a theoretical contribution the reflections on the teaching and learning of Quantities and Measurements proposed by Lima and Bellemain (2010). The analysis showed that, in general, there are quantities in common in both years of schooling, especially the so-called geometric ones. Non-geometric ones are explored more frequently in the initial years. The opening of angles and temperature, in turn, are addressed in the transition between the initial and final years. Regarding methodological options, the analyzed document indicates the holding of conversation circles, the development of research and experiments, and the use of manipulative materials, measurement instruments, games and readings of different textual genres, music, simulations of practical activities linked to the everyday life, software and computer programs. The curricular proposal investigated presents advances in relation to the Common National Curriculum Base (CNCB), mainly regarding methodological indications for more practical teaching and closer to everyday life.

Keywords: Teaching. Sizes and Measures. Curriculum Proposal. Didactic Guidelines.

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Biografia do Autor

André Pereira da Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Licenciado em Ciências pela Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Tecnólogo em Automação Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Mestre e Doutor em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professor de Matemática no Centro de Formação de Professores da UFCG.

Narlla Emilly Afonseca da Silva, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

PEREIRA DA COSTA, André; AFONSECA DA SILVA, Narlla Emilly.
Grandezas e medidas no Ensino Fundamental: a abordagem em uma proposta curricular do Oeste da Bahia
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 9, n. 2, p. e1623, 1–17, 19 Abr 2024Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 2 mai 2024.

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Artigos