As Big Techs na universidade brasileira: caminhos para a plataformização da educação pública.

Autores

Palavras-chave:

big techs, universidades públicas, plataformização, Formação humana

Resumo

O artigo discute de que forma a entrada das Big Techs nas universidades públicas brasileiras impacta um dos principais espaços públicos dedicados ao desenvolvimento da formação humana. Para isso, fundamenta-se principalmente nos estudos de José van Dijck, que propõe a compreensão da sociedade a partir do conceito de plataformização, além do diálogo com o capitalismo de vigilância, de Zuboff (2020), e com a teoria das capacidades humanas, de Nussbaum (2012; 2015). Com o objetivo de analisar o cenário vivenciado por instituições que aderiram aos serviços dessas corporações, foram selecionadas cinco universidades federais brasileiras, cujos documentos institucionais , a saber, Plano de Desenvolvimento Institucional, Plano de Gestão de Tecnologias da Informação (TI) da instituição de ensino e termos de acordo, realizados entre a universidade e as empresas Google ou Microsoft, para a oferta de aplicativos,  foram analisados, juntamente à aplicação de questionários a gestores das áreas de tecnologia da informação. Os resultados apontam que a inserção das Big Techs nessas universidades gera não apenas uma crescente dependência tecnológica, mas também interferências significativas nos processos administrativos e acadêmicos. Isso se deve, sobretudo, à indução ao uso de ferramentas centradas na análise de dados numéricos relacionados ao desempenho de tarefas, o que compromete a formação integral das capacidades humanas. A presença dessas grandes corporações tecnológicas estrangeiras induz um processo de plataformização da educação pública, enfraquecendo a autonomia dos educadores, promovendo a privatização do ensino por meio da vigilância algorítmica e da monetização de dados educacionais.

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Biografia do Autor

Débora Furtado Barrera, Universidade de Brasília

Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade de Brasília. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília.

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília

Professora associada do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenadora do GEFFOP - Grupo de estudos sobre filosofia da educação e formação de professores.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.Pós-Doutor em Docência Universitária (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (México). Professor do curso de Filosofia. Bolsista Produtividade CNPq e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF).

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

BARRERA, Débora Furtado; DEVECHI, Catia Piccolo Viero; FÁVERO, Altair Alberto.
As Big Techs na universidade brasileira: caminhos para a plataformização da educação pública.
Cadernos de Pesquisa, v. 32, n. 4, p. 1–23, 16 Dez 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26023. Acesso em: 18 dez 2025.

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