A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
que encruzilhada é esta? para quê? para quem?
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.24Mots-clés :
reforma do Ensino Médio , neoliberalismo, interesses do mercado, educação pública, democraciaRésumé
O artigo tem como tema central a Reforma do Ensino Médio instituída pela lei nº 13.415, de 2017. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, valendo-se de levantamento bibliográfi co e documental para o alcance do objetivo norteador de pontuar e analisar os elementos sociais, políticos e econômicos que determinaram a implementação desta reforma. O contexto político brasileiro, de 2013 até o ano de 2020, é marcado pelo impeachment que destituiu a presidenta Dilma Rousseff , alçando seu vice-presidente Michel Temer à presidência da República, que foi sucedido por Jair Bolsonaro, político de extrema-direita, eleito na campanha presidencial de 2018. A Reforma do Ensino Médio mostra-se articulada aos anseios empresariais na área de educação que, articulada ao projeto da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, aponta uma formação para o mercado, acrítica, mediante esvaziamento das ciências humanas. O cenário político e econômico pelo qual atravessa o Brasil impõem aos educadores e educadoras a tarefa histórica de construção de uma contra hegemonia mediante um projeto de escola e de currículo que efetivamente contribua para o
desenvolvimento de uma educação integral e multidimensional.
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