FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: aspectos legais e implementação de ações direcionadas aos professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n3p113-126Palavras-chave:
Formação. Educação. Professores.Resumo
Este artigo analisa as políticas públicas educacionais que se referem às orientações sobre formação docente, na expectativa de identificar os avanços da formação continuada dos professores da educação básica que atuam na Educação de Jovens, Adultos e Idosos dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual do Maranhão. Dada a necessidade de elaboração de estratégias diferenciadas nessa modalidade de ensino, a formação continuada de educadores de jovens, adultos e idosos representa uma alternativa para atender à realidade e aos interesses dos educandos. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental e uma investigação no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão, com técnicos desse órgão, por meio de entrevistas e levantamento de dados estatísticos que, depois de tabulados, analisados e qualificados respaldaram a elaboração do presente artigo. Nas considerações finais, apresentamos alguns elementos decorrentes da pesquisa realizada, os quais nos permitem apontar que, no estado do Maranhão, as ações de formação continuada nesse campo educacional ainda estão longe de atingir todos os professores que atuam nessa modalidade de ensino, inviabilizando o adequado aperfeiçoamento desses profissionais. A implementação das ações esbarra na descontinuidade das políticas públicas, na falta de orçamento e nas mudanças frequentes na coordenação das ações de Educação de Jovens, Adultos e Idosos no âmbito da referida instituição sem qualquer aproveitamento ou aperfeiçoamento do que já havia sido iniciado.
Palavras-chave: Formação. Educação. Professores.
CONTINUED EDUCATION FOR TEACHERS’ CONTINUED TRAINING IN THE PROGRAM FOR EDUCATION OF YOUNG, ADULTS AND ELDERLY STUDENTS: legal aspects and implementation of actions directed basic education teachers
Abstract: This article analyses the educational public policies related to the teachers’ training guidelines in order to identify the advances in the continued training program to basic education teachers who work with the Education of Young, Adults and Elderly at the public network of the State of Maranhão. Due to the necessity of implementing different strategies in this kind of teaching, continued training of teachers of youngsters and adults represents an option to attain to the reality and the interests of the students. That study is characterized as a qualitative and quantitative research, it utilizes as methodological procedures literature and documentary research and investigation within the Secretariat of Education of the State of Maranhão, with technicians from this office, by means of interviews and surveys which, after being tabled, analyzed and qualified they reinforce the production of this article. In the conclusion we present some elements from the research accomplished which allow us point out that in the state of Maranhão actions for continued training in this educational field are still a long way to reach all teachers who work in this kind of teaching, hindering adequate improvement of teachers. The implementation of actions lacks continuation of policies, budget, apart from frequent changes in the coordination of actions for Education of Young, Adults and Elderly within the institution itself which contributes to the non-continuation or change of government policies, without any profit or improvement of what had already been started.
Keywords: Training. Education. Teachers.
FORMACIÓN CONTINUA EN EDUCACIÓN DE JÓVENES, ADULTOS Y ANCIANOS: aspectos legales y implementación de acciones dirigidas a los profesores de educación básica
Resumen: Este artículo analiza las políticas públicas educativas que hacen referencia a las directrices sobre la formación del profesorado, con la esperanza de identificar los progresos de la educación continua de los profesores de la enseñanza de educación primaria que trabajan en la Educación de Jóvenes, Adultos y Ancianos de las escuelas públicas del Estado de Maranhão. Con la necesidad de preparar estrategias diferentes en ese modo de la educación, la formación continua de profesores de los jóvenes, adultos y ancianos es una alternativa para ayudar en la realidad y en los intereses de eses estudiantes. Ese estudio caracterizase como una investigación cualitativa y cuantitativa, utilizando procedimientos metodológicos como a investigación de la literatura y documental y la investigación en el Departamento de Estado de Educación de Maranhão, con su proprio cuerpo técnico, a través de entrevistas y estadísticas, que después de tabulados, analizados y calificados apoyó la preparación de este artículo. En las consideraciones finales presentamos algunos resultados de el estudio hecho que nos permiten señalar que, en el estado de Maranhão, las acciones de formación continua en ese campo de la educación, aún están lejos de llegar a todos los profesores involucrado en este tipo de educación, lo que hace imposible el desarrollo adecuado de los maestros. La realización de acciones choca con la discontinuidad de las políticas, en la falta de presupuesto, además de los frecuentes cambios en la coordinación de las acciones de la Educación de Jóvenes, Adultos y Ancianos en el contexto de la institución sin ningún tipo de recuperación o mejora de lo que ya se había iniciado.
Palabras clave: Formación. Educación. Profesores.
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