Internacionalização at home como estratégia pedagógica humanizadora na educação superior
Palavras-chave:
educação superior, internacionalização, tecnologias digitaisResumo
A internacionalização da educação superior tem ganhado evidência nas pesquisas educacionais, uma vez que a sociedade do conhecimento se tornou globalizada, digital e reconheceu a importância da territorialização como espaço local, regional e (inter)nacional para a formação humana. Ao considerar a internacionalização at home (IaH) como um dos eixos desse tema de pesquisa, é salutar compreender as suas especificidades, nuances e impactos na educação superior, uma vez que é considerada como uma prática humanizadora, democrática e cidadã, pois não há a necessidade de mobilidade territorial para a vivência de uma experiência internacional. Frente ao exposto, este artigo teve por objetivo geral analisar de que forma a internacionalização at home foi evidenciada nas produções brasileiras de artigos publicados na plataforma Redalyc no período de 2021-2024. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa e teve o estado de conhecimento como procedimento técnico. Fez uso da técnica de análise do conteúdo e da estatística descritiva para interpretação dos dados. Dentre os principais achados da pesquisa, identificamos: a) o reconhecimento tangenciado das contribuições da IaH como uma prática humanizadora; b) baixa produção sobre a IaH, tendo-se o foco maior na internacionalização geral; c) proposições de implementação de IaH por meio de aprendizagem de línguas estrangeiras; realização de experiências e vivências internacionais (virtuais). Como proposições, recomenda-se a ampliação de estudos nos eixos temáticos evidenciados na pesquisa, tais como a territorialização, profissionalização, inclusão, políticas, aprendizagem global e tecnologias digitais.
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