As experiências de leitura do sujeito-professor-leitor narradas em uma pesquisa-formação
Palavras-chave:
experiências de leitura, narrativas autobiográficas, formação de professoresResumo
O presente artigo baseia-se em uma pesquisa que teve como foco o leitor; a experiência leitora. Este artigo fundamenta-se em uma investigação centrada na construção da identidade leitora. Leitor de palavras, textos e livros; leitor de mundo, e dos múltiplos sentidos relativos às próprias experiências e às experiências do outro. De natureza qualitativa, o trabalho tem como objetivo principal compreender, por meio das narrativas autobiográficas, se as experiências de leitura contribuem para a formação do sujeito-professor-leitor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo. A pesquisa fundamenta-se nos ensinamentos de Freire (1989; 2021) e Pennac (1993), além dos diálogos estabelecidos com teóricos que investigam a pesquisa-formação na perspectiva autobiográfica, entre os quais destacam-se Passeggi, (2016; 2021) e Furlanetto (2003; 2022; 2024). Por meio da pesquisa-formação, foi criado o Ateliê Coletânea de Experiências de Leituras, cujos dados apresentados indicam que o ateliê oportunizou momentos reflexivos formativos e que as narrativas autobiográficas podem ser consideradas como um potente instrumento formativo de emancipação, ressignificação e transformação e que as experiências de leitura contribuem para a formação do sujeito, do professor e do leitor de maneira individual, mas também para a formação do sujeito-professor-leitor, em uma consciência plural.
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