Professores iniciantes: os desafios docentes na educação básica
Palavras-chave:
professor iniciante, educação básica, desafios docentesResumo
Neste artigo apresenta-se um recorte de pesquisa no qual o foco é mostrar quem é o professor iniciante que atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na rede pública do município de Santa Maria - RS, e quais suas características a partir da problematização do tema por meio da proposta político-metodológica dos círculos dialógicos. Ao longo do texto pode-se explicitar como os professores aprendem o exercício da docência no contexto da escola básica, bem como identificar os desafios e as dificuldades encontrados por eles na escola quando estão iniciando a carreira docente. A abordagem metodológica escolhida para ser utilizada neste estudo são os Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos, que têm as principais contribuições de Henz (2003, 2012, 2015, 2018); Josso (2004, 2010); Freire (1999, 2001, 2011); Freire e Shor (1986). Como resultados preliminares, destacamos que, durante a busca pelos coautores da pesquisa, foram pesquisados trezentos e setenta e cinco (375) Currículos Lattes de professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; destes, trinta e oito (38) são considerados professores iniciantes e apenas trinta e um (31) estão atuando na Rede Municipal de Santa Maria. Dos professores iniciantes que estão atuando no município apenas quatro (04) participaram dos encontros online.
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