PENSAMENTO COMPLEXO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO:

UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.38

Palavras-chave:

Teoria da Complexidade, Edgar Morin, Educação Brasileira

Resumo

O texto é decorrente de discussões realizadas na disciplina de Educação, Emancipação e Diferença, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências de uma Universidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo foi compreender e refletir sobre o paradigma da complexidade, com base em Edgar Morin, e sua importância para a epistemologia da área de educação. Caracteriza-se metodologicamente como Estado do Conhecimento, de natureza qualitativa e descritiva. Foram selecionados artigos acadêmicos no período de 2018 a 2022, com o descritor “Educação” e “Pensamento Complexo”, de periódicos nacionais que fossem revisados por pares. Da análise, resultou 23 trabalhos que mostram contribuições do paradigma da complexidade para a educação. Os autores defendem conceitos como: transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, pensamento planetário e a sociedade global. Mostram que a simplificação dos saberes não tem contribuído para compreender a complexidade da vida e do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Vercelino Beerbaum, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduado em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), com um período sanduíche na Technological University of the Shannon, Irlanda. Possui mestrado em Educação nas Ciências também pela Unijuí. Atualmente, é aluno de doutorado em Educação nas Ciências, com bolsa CAPES, na mesma instituição, tento realizado um período sanduíche na Maria Curie-Sklodowska University, Polônia.

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduação em Ciências para Licenciatura de 1º Grau e Licenciatura Plena em Ciências, com Habilitação em Química, ambas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Mestre em Ciências Biológicas, com especialização em Bioquímica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS. Atualmente, é professora na Unijuí e está vinculada ao Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec-Unijui). Como docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação nas Ciências da Unijuí, está envolvida com a linha de pesquisa em Currículo e Formação de Professores. Além disso, colabora com o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS.

Edi Branco da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação das Ciências. Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Gestão de Organizações e do Desenvolvimento. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção). Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Organizacional. Ensino Superior em Administração e Pedagogia. Pesquisadora PROSUC/CAPES (UNIJUI). 

Referências

AMARAL, M. M; SANTOS, E. Biopolíticas de currículo: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. Acta Scientiarum. Education, v. 40, n. 2, p. 36-86, 2018. Doi: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.36086.

ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: Barbosa, J.G. (Org.) Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EDUFSCAR, p. 24–41, 1998.

ARRUDA, M. P.; FEIJÓ. A, I. C.; MACHADO, S. S. B. Paradigm To Assistance Paradigm of Comprehensive Development of the Child: the Teachers” Perception of Early Childhood Education. Holos, v. 34, n. 7, p. 91–102, 2018. DOI: https://doi.org/10.4018/978-1-7998-8405-7.ch034.

ARRUDA, M. P; MORAES, N. A. Sonhos de vida da gestante adolescente: reflexões sobre o papel educativo do enfermeiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 2, p. 822–838, 2018. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.9537.

BATISTELLA, M. P; GUÉRIOS, E. Edgar Morin e sua trilogia voltada ao sistema educacional. Educação & Linguagem, v. 23, n. 1, p. 99–117, 2020. DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v23n1p99-117.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2001.

BONAMI, B; PIAZENTINI, L; DALA-POSSA, A. Education, Big Data and Artificial Intelligence: Mixed methods in digital platforms. Comunicar, v. 28, n. 65, p. 43–52, 2020. DOI: https://doi.org/10.3916/C65-2020-04.

COSTA SANTOS, S. Educação em Enfermagem e a complexidade. Contexto e Educação, v. 73, p. 103–117, 2005.

DAMÁZIO, M. F. M; ROCHA, E. M; ALENCAR, E. S. Educação Inclusiva no Ensino Superior: sala de aula que espaço é este? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. esp2, p. 1359–1373, 2018. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11648.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Introdução: rizoma. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 1, p. 11–37, 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-93131998000200008.

DEMO, P. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. In: complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. 2011.

TONONI, G; EDELMAN, G. M. Consciousness and complexity. science, v. 282, n. 5395, p. 1846-1851, 1998.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257–272, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.

FLORÊNCIO, Roberto Remígio; SANTOS, Carlos Alberto Batista dos; LEITE, Vlader Nobre. Da atualidade de Os bruzundangas (e a escola moderna). Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 42, n. 2, p. e51644, 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v42i2.51644.

FONSECA E SILVA, J. G; ROSENO, C. P. Questionando a proposital invisibilidade: reflexões sobre a abordagem das relações de gênero no PIBID – Interdisciplinar da UPE Campus Petrolina. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 2, p. 764–784, 2018. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.9645.

LIMA, L. C et al. Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico. ETD - Educação Temática Digital, v. 20, n. 1, p. 193, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648818.

LIMA, V. V et al. Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, n. suppl 2, p. 1549–1562, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0722.

MARTINS, C; GIRAFFA, L. M. M. Possibilidades de ressignificações nas práticas pedagógicas emergentes da gamificação. ETD - Educação Temática Digital, v. 20, n. 1, p. 5, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8645976.

MONTERO ZENDEJAS, D. A. A influência do juspositivismo em instituições de ensino superior de direito em fortaleza. Revista quaestio iuris, v. 13, n. 1, p. 795–817, 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/rqi.2020.40646.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2000.

MORÍN, E. Complexidade humana. Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade. Porto. Alegre: Artes Médicas, 1999.

MORIN, E; CIURANA, E. R; MOTTA, R. Educar na era planetária: O pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MORIN, E; WULF, C. Planeta a aventura desconhecida. Unesp, 2002.

NICOLESCU, B. Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade. Educação e transdisciplinaridade, v. 1, n. 2, 2000.

OLIVEIRA, F. V; BARBOSA, J. G. Corpo e ciência do conhecimento disciplinar à visão plural. ETD - Educação Temática Digital, v. 23, n. 1, p. 192–211, 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655904.

OLIVEIRA, T. L. F. F; BEHRENS, M. A; PRIGOL, E. L. Formação docente on-line à luz do paradigma da complexidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 4, p. 1888–1902, 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13065.

OLIVEIRA, E. R; JÚNIOR, F. G. P. Políticas públicas educacionais: os extremos entre sergipe e ceará. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 16, n. 1, p. 93–113, 2022. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v16i1.52757.

OZELAME, D. M. Pensamento complexo, educação e aprendizagem. Revista Espaço Acadêmico, v. 15, n. 170, p. 80–86, 2015.

PETRAGLIA, I. E. M: A educação e a complexidade do ser e do saber. 12a Edição. [S. l.]: Petrópolis: Vozes, 2011.

PILLOTTO, S. S. D; SILVA, C. C. Pesquisar e pesquisar-se na educação: movimentos criados pela estética e pelas sensibilidades. EccoS – Revista Científica, n. 53, p. e16664, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16664.

POI, T. M. et al. Formação inicial do docente de matemática – investigando a Expressão Gráfica no currículo da UFPR. Acta Scientiarum. Education, v. 41, n. 1, p. 36603, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.36603.

ROMANINI NETTO, E. Ciências da Natureza e materialismo histórico-dialético: encontros e desencontros na formação de educadores do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 3, n. 3, p. 1009–1036, 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p1009.

ROMANOWSKI, J. P; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da erte” em educação. Diálogo Educ., v. 6, n. 19, p. 37–50, 2006.

SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 71–83, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100007.

SANTOS, M. P; SANTIAGO, M. C; NASCIMENTO, L. M. F. Histórico de formação e consolidação da pesquisa colaborativa em rede: OIIIIPe e lapeade em foco. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. esp2, p. 1236–1251, 2018. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11639.

SENGIK, A. S; TIMM, J. W; STOBÄUS, C. D. Estágio docente como prática pedagógica. ETD - Educação Temática Digital, v. 21, n. 4, p. 979–993, 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652391.

SILVA, A. X; CUSATI, I. C; GUERRA, M. G. G. V. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 3, p. 979–996, 2018. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.11257.

SOARES VIEIRA, A. A; DIAS, L. A. N. P; CHEDIAK, S. Challenges and contributions regarding integration of disciplines in the Vocational Education integrated to Upper Secondary Education at IFMS, Nova Andradina Campus. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. esp1, p. 359–378, 2018. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11425.

WULF, C. Educação para o desenvolvimento sustentável no Antropoceno: mimese, rituais, gestos. Revista Lusófona de Educação, v. 52, n. 52, p. 87–102, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

BEERBAUM, Alisson Vercelino; BOFF, Eva Teresinha de Oliveira; SILVA, Edi Branco da.
PENSAMENTO COMPLEXO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: : UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 9–28, 30 Dez 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/21909. Acesso em: 23 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos