PENSAMENTO COMPLEXO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO:

UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.38

Palavras-chave:

Teoria da Complexidade, Edgar Morin, Educação Brasileira

Resumo

O texto é decorrente de discussões realizadas na disciplina de Educação, Emancipação e Diferença, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências de uma Universidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo foi compreender e refletir sobre o paradigma da complexidade, com base em Edgar Morin, e sua importância para a epistemologia da área de educação. Caracteriza-se metodologicamente como Estado do Conhecimento, de natureza qualitativa e descritiva. Foram selecionados artigos acadêmicos no período de 2018 a 2022, com o descritor “Educação” e “Pensamento Complexo”, de periódicos nacionais que fossem revisados por pares. Da análise, resultou 23 trabalhos que mostram contribuições do paradigma da complexidade para a educação. Os autores defendem conceitos como: transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, pensamento planetário e a sociedade global. Mostram que a simplificação dos saberes não tem contribuído para compreender a complexidade da vida e do mundo.

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Biografia do Autor

Alisson Vercelino Beerbaum, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduado em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), com um período sanduíche na Technological University of the Shannon, Irlanda. Possui mestrado em Educação nas Ciências também pela Unijuí. Atualmente, é aluno de doutorado em Educação nas Ciências, com bolsa CAPES, na mesma instituição, tento realizado um período sanduíche na Maria Curie-Sklodowska University, Polônia.

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduação em Ciências para Licenciatura de 1º Grau e Licenciatura Plena em Ciências, com Habilitação em Química, ambas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Mestre em Ciências Biológicas, com especialização em Bioquímica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS. Atualmente, é professora na Unijuí e está vinculada ao Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec-Unijui). Como docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação nas Ciências da Unijuí, está envolvida com a linha de pesquisa em Currículo e Formação de Professores. Além disso, colabora com o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS.

Edi Branco da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação das Ciências. Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Gestão de Organizações e do Desenvolvimento. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção). Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Organizacional. Ensino Superior em Administração e Pedagogia. Pesquisadora PROSUC/CAPES (UNIJUI). 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

BEERBAUM, Alisson Vercelino; BOFF, Eva Teresinha de Oliveira; SILVA, Edi Branco da.
PENSAMENTO COMPLEXO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: : UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 9–28, 30 Dez 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/21909. Acesso em: 11 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos