v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções

					Visualizar v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
Publicado: 2023-08-10

Apresentação

  • LEITURA E ESCRITA: DIFERENTES PRÁTICAS E CONCEPÇÕES APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

    José Antonio Vieira, Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.17

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções

  • A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE

    Ana Cristina Santos Peixoto, Gisele Brandão Silva
    05-26
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.18
  • A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

    Sabrine Amaral Martins Townsend, Kadine Saraiva de Carvalho, Aline Pereira
    27-48
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.20
  • DA ESCRITA À LEITURA: O DIALOGISMO DO DISCURSO MULTISSEMIÓTICO DE CLARICE FREIRE NO INSTAGRAM

    Cristina Albert Mesquita, Roberta Varginha Ramos Caiado
    49-70
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.21
  • LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA COM AULAS DE ESPANHOL NO CURSO DE JORNALISMO

    Débora Luise Souza Xavier, Sheila Oliveira Lima
    71-95
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.22
  • RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM ORAL E DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

    Márcia Andréa Almeida de Oliveira
    96-120
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.23
  • COMPREENSÃO LEITORA DE PESSOA COM T21: UMA ANÁLISE RACIONAL DO TESTE CLOZE

    Glaubia Ribeiro Moreira, Marian Oliveira
    121-145
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.19
  • ASPECTOS DA APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO ESCRITA DO PORTUGUÊS COMO L2 DOS SURDOS

    Elton César Soeiro Maramaldo Júnior, Monica Fontenelle Carneiro, Sandra Patrícia Faria do Nascimento
    146-166
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.24
  • LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CLUBE DA LEITURA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR

    Zilda Dourado Pinheiro
    167-181
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.25
  • EDUCAÇÃO LITERÁRIA: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO NO CONTEXTO PORTUGUÊS

    Patrícia Cardoso Batista, Ângela Balça , Sheila Oliveira Lima
    182-200
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.26
  • DO DEBATE AO ARTIGO DE OPINIÃO: ARGUMENTAÇÃO, INTERTEXTUALIDADE E ENSINO

    Fabiana Costa de Sousa, Márcia Suany Dias Cavalcante
    201-219
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.27
  • LEITURA E ESCRITA JUNTO A ALUNO COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE INCLUSÃO

    Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Eliziane Manosso Streiechen
    220-243
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.28
  • FAKE NEWS NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO DE 2018 EFEITOS DE SENTIDOS CIRCULANTES EM SOCIEDADE

    Andréia Muniz Lisboa, Thiago Barbosa Soares
    244-262
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.29
  • UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA

    Valnecy Oliveira Corrêa Santos, Alexia da Silva dos Santos
    262-281
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.30
  • LEITURA COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA PROPOSIÇÃO À CONSTRUÇÃO DO LEITOR-PROBLEMATIZADOR COM A LITERATURA E A FILOSOFIA

    Ana Patrícia Sá Martins, Leonardo Silva Sousa
    282-306
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.31
  • APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA NA BNCC A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II

    Cleber Ferreira Guimarães
    307-331
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.32
  • DA PROPOSTA À REDAÇÃO NOTA MIL DO ENEM 2019: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS TEXTOS

    Renata Ingrid de Souza Paiva; Sulemi Fabiano Campos
    332-352
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.33
  • REFLEXÕES SOBRE A INTERFERÊNCIA DA FALA NA LEITURA DE ALUNOS DO OITAVO E DO NONO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA

    Maria da Guia Taveiro-Silva, Laila da Silva Feitosa , Neliane Raquel Macedo Aquino
    353-377
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.34
  • A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO

    Márcia Cristina Greco Ohuschi, Lorena Brito de Castro
    378-404
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.35
  • LEITURA NO COTIDIANO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

    Keyla Rosa de Faria, Mychelle Walleska Lisboa Lemes, Suely Henrique de Aquino Gomes
    405-429
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.36
  • O LEDOR SIMBÓLICO, O ICÔNICO E O INDICIAL: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO AOS AGENTES DA VOZ DO AUDIOLIVRO

    Jaimeson Machado Garcia, Ana Cláudia Munari Domingos Pelisoli, Ângela Cogo Fronckowiak
    430-459
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.37

Seção Livre

  • OBSERVATÓRIO DE NEOLOGISMOS: UM ESTUDO A PARTIR DE PUBLICAÇÕES ON-LINE DA REVISTA MUNDO ESTRANHO

    Estella Maria Bortoncello Munhoz, Kleber Eckert
    459-475
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.38
  • VARIAÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: A UTILIZAÇÃO DOANIME ONE PIECE (1999) PARA A REFLEXÃO DE LÍNGUA MATERNA

    Maria da Guia Taveiro-Silva, Gilberto Freire de Santana, Kezia da Silva Calixto
    476-494
    DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.39