UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.30

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Leitura, Formação imaginária, Interdiscursos

Resumo

A literatura de cordel é representante da cultura popular brasileira e, principalmente, da nordestina. Um dos seus maiores e mais reconhecidos representantes é Antônio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré. Sua obra poética apresenta fortes marcas de regionalidade e por meio de uma linguagem simples, narra situações cotidianas e comuns do sertão nordestino. Considerando esses aspectos, este trabalho tem como objeto a escrita poética de A triste partida, cuja temática é a emigração do nordestino para o sudeste do Brasil. Por meio desta análise, aspiramos responder ao questionamento, como é retratado o nordestino retirante no discurso poético da A triste partida de Patativa do Assaré? O objetivo desta leitura é analisar, por meio da constituição discursiva da imagem do retirante nordestino, como o discurso de crítica social se materializa no poema. Como objetivos específicos pretendemos reconstituir a imagem do nordestino retirante no cordel, tendo como referência o conceito de formação imaginária; investigar se outros discursos atravessam o discurso sobre a imigração no cordel A triste Partida; e por fim examinar se discurso de denúncia social mostra-se no cordel. O corpus é constituído pelo poema A triste Partida que foi analisado com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso. Assim, fundamentam está pesquisa Pêcheux (2009, 2014, 2015, 2015a, 2016), Orlandi (2012, 2012a) e Brandão (2004). Ao realizarmos a leitura do poema, observamos a presença de diferentes discursos como o religioso, o de classe, o patriarcal e da emigração, em passagens do poema que expressam crenças e experiências vivenciadas pelo sujeito.  

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Biografia do Autor

Valnecy Oliveira Corrêa Santos, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí e Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunta II da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do Curso de Letras-Português ofertado pelo de Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UFMA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas do Sujeito e de suas práticas de Leitura e Escritura (GESLE). Desenvolve pesquisas sobre leitura e escritura no ensino superior e na educação básica, tendo como referência os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso.

Alexia da Silva dos Santos , Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Letras – Português pela Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Bacabal (CCBa/UFMA). Aluna do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e da Escrita (CEFLE/UFRN), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Sujeito e de suas práticas de Leitura e Escritura (GESLE).

Referências

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Publicado

2023-11-02

Como Citar

SANTOS, Valnecy Oliveira Corrêa; SANTOS , Alexia da Silva dos.
UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 262–281, 2 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21309. Acesso em: 21 dez 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções