A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.18

Palavras-chave:

Leitura, Letramento, Autonomia

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa em sala de aula motivada pela observação do problema da dificuldade de compreensão e interpretação de texto, notada em alunos do Ensino Fundamental II. Ler autonomamente é tarefa distante da prática de alguns discentes. Surgiu, então, a pergunta: “Que práticas pedagógicas do docente podem favorecer a formação do leitor autônomo?”, para a qual levantamos a hipótese de que, executando atividades direcionadas para o ensino da leitura, o estudante pode construir e desenvolver sua autonomia leitora. O fundamento teórico para o estudo acerca do abordado envolveu conceitos sobre a educação voltada para o desenvolvimento da autonomia leitora do discente e para a compreensão do papel do docente, como mediador desse processo (Lerner [2002]), leitura – aspectos biológicos e cognitivos – (Dehaene [2012], Kleiman [2011] e Solé [1998]), e letramento (Cagliari [2004], Brasileiro [2014], Freire [2011] e Soares [1998]). A partir desse estudo, consideramos a abordagem da leitura, na prática pedagógica do professor, como possível instrumento de intervenção para desenvolver a autonomia leitora do discente.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Santos Peixoto, Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS) e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e orientadora de Mestrado Profissional no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais - PPGER- da mesma Universidade. Atua como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em rede PROFLETRAS - na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Gisele Brandão Silva, Universidade Estadual Santa Cruz

Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) – Universidade Estadual de Santa Cruz, professora do ensino fundamental II. 

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

PEIXOTO, Ana Cristina Santos; SILVA, Gisele Brandão.
A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 05–26, 10 Ago 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21462. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções