LEITURA E ESCRITA JUNTO A ALUNO COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE INCLUSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.28

Palavras-chave:

Consciência socioideológica, Leitura e escrita, Condições peculiares de aprendizagem

Resumo

Com base nos pressupostos do Círculo de Bakhtin, neste artigo, tem-se por objetivo discutir a expansão da consciência socioideológica do professor em situação de ensino a aluno que apresenta condições peculiares de aprendizagem, a partir de práticas de formação colaborativa com ênfase na leitura e na escrita, pautadas em um plano social, valorativo e ideológico da língua(gem). Trata-se, assim, de uma pesquisa qualitativa e interpretativa, na perspectiva de um estudo de caso, a levar em conta a prática de um professor, de 4º ano, do ensino fundamental de uma escola pública, em sala de aula que apresenta um aluno com condições peculiares de aprendizagem. Os dados são provenientes de um trabalho colaborativo desenvolvido com o professor em nível teórico, metodológico e prático, tendo como cerne as atividades de leitura e escrita. Os resultados apontam que: a) o professor busca alternativas em sala de aula que possam promover o desenvolvimento da leitura e da escrita do aluno com condições peculiares de aprendizagem; b) as interações discursivas entre professor e pesquisador, no trabalho colaborativo, propiciaram a expansão da consciência socioideológica do professor no ensino da leitura e da escrita em sala de aula, sob uma ótica dialógica, contribuindo para que todos os alunos compreendam e trabalhem a língua(gem) em sua integridade viva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliziane Manosso Streiechen, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Eliziane Manosso Streiechen é Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa/Paraná. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro - Paraná. Atualmente é Professora de Libras, lotada no Departamento de Letras da Unicentro/PR e faz parte como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unicentro.

Referências

ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. A leitura em Sala de Recursos Multifuncionais. In: ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (orgs.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 13-84.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011[1979].

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução:

Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BRASIL. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP, Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em 30 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em 30 mar. 2023.

FREITAS, A. F. Palavra: signo ideológico. Maceió́: EDUFAL, 1999.

LEFFA, V. J. Aprendizagem mediada por computador à luz da Teoria da

Atividade. Pesquisa em Linguística Aplicada. Pelotas: Educat, 2006.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários. Tradução de Sheilla Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Apresentação Beth Brait. São Paulo: Contexto, 2019. [1928].

PEDRINELLI, V. J.; VERENGUER, R.C.G. Educação Física Adaptada: Introdução ao universo das possibilidades. In: GORGATTI, M. G.; COSTA, R. F. Atividade Física Adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 2. ed. rev. e ampl. Barueri-SP: Manole, 2008.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. O sentido como um vir a ser: apontamentos bakhtinianos sobre linguagem e realidade. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 18, n. 1, 2019.

STREIECHEN, E. M. Um estudante bilíngue, uma mãe surda e a escola: percurso de encontros, desencontros e contradições. Tese (Doutorado). Orientador: CRUZ, Gilmar de Carvalho. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa/Paraná, 2018.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Para Todos (Conferência de Jomtien). Tailândia, 1990. Disponível em: www.unesco.org.br/publicação/doc- internacionais. Acesso em 30 mar. 2023.

UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais (Conferência Mundial de Educação Especial) Salamanca, Espanha, 1994. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139394por.pdf. Acesso em 30 mar. 2023.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário: Sheila Grillo; Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2017[1929/1930].

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica. In: VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução: Sheila Grillo; Ekaterina Vólvoka Américo. São Paulo: Editora 34, 2019[1926], p. 109-146.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; STREIECHEN, Eliziane Manosso.
LEITURA E ESCRITA JUNTO A ALUNO COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE INCLUSÃO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 220–243, 31 Out 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21280. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções