COMPREENSÃO LEITORA DE PESSOA COM T21:

UMA ANÁLISE RACIONAL DO TESTE CLOZE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.19

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão leitora, Trissomia do cromossomo 21

Resumo

Objetivamos investigar a compreensão leitora de pessoas com a Trissomia do cromossomo 21 (T21), com base em análise racional do teste cloze. Três pessoas com T21 participaram deste estudo, com idades entre 15 e 18 anos, cursando entre o 7º e o 9º do ensino fundamental II, em rede regular de ensino. Todos foram submetidos a três testes cloze: um rígido (TAYLOR, 1953) e dois racionais (KLEIMAN, 1989). Em cada teste, os participantes tinham que preencher dez lacunas, recuperando palavras apagadas do texto original. Os dados foram analisados, seguindo modelo da escala de aceitabilidade sintática e semântica (CLARKE E BURDELL, 1977 apud LEFFA, 1996). Nossos resultados mostraram baixo desempenho dos três participantes no preenchimento das lacunas, já que observamos pouca aceitabilidade sintática e semântica das palavras usadas para preencher as lacunas. Isso demonstra dificuldades em usar o contexto e o conhecimento de mundo para recuperação de significados e o conhecimento linguístico para relacionar as palavras escolhidas com termos presentes no texto, causando, assim, problemas na compreensão leitora. Acreditamos que essas dificuldades estão relacionados com as especificidades da pessoa com T21, como atraso cognitivo, comprometimento de linguagem e de memória, as quais contribuem para dificuldade na elaboração de inferências, uso demasiado de análise-síntese e uso inadequado e/ou inexistente de estratégias metacognitivas.

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Biografia do Autor

Glaubia Ribeiro Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Discente

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2018). Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016). Integra o projeto de extensão Núcleo Saber Down. Atua principalmente na seguinte área: aquisição e desenvolvimento de linguagem típico e atípico.

Marian Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Docente

Doutora em Linguística, pela Unicamp, Campinas, Brasil, área de concentração Fonética e Fonologia. Interessa-se por estudos sobre patologia de linguagem (aspectos de aquisição e desenvolvimento de linguagem falada e escrita, questões de leitura de pessoas com síndrome de Down, autismo, com implante coclear e outras condições). Tem descrição fonético-acústica realizada de aspectos da fala de pessoas com Down, bem como promoveu a interpretação fonológica desses dados; investigação sobre processamento de leitura e desenvolvimento de escrita em pessoas com Down.

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Publicado

2023-09-17

Como Citar

MOREIRA, Glaubia Ribeiro; OLIVEIRA, Marian.
COMPREENSÃO LEITORA DE PESSOA COM T21:: UMA ANÁLISE RACIONAL DO TESTE CLOZE
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 121–145, 17 Set 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21686. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções