A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.35

Palavras-chave:

Dialogismo. Produção textual escrita. Consciência socioideológica. Valoração. Gênero discursivo poema-protesto.

Resumo

Este estudo objetiva refletir sobre a constituição da consciência socioideológica e da produção valorada do discurso, bem como o grau de conhecimento dos alunos em relação à forma arquitetônica atrelada aos elementos constitutivos do gênero discursivo poema-protesto na produção textual de alunos do 8º ano. À luz da Linguística Aplicada, o trabalho pauta-se na concepção dialógica de língua e linguagem e sua abordagem sociológica, valorativa, cultural e ideológica – proposta pelo Círculo de Bakhtin, além de autores e pesquisadores que seguem esta vertente. Em termos metodológicos, a pesquisa, que se alinha ao viés qualitativo-interpretativo, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, apresenta uma amostra composta por cinco produções textuais de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Ananindeua no estado do Pará. Os cinco enunciados que compõem o corpus de análise foram desenvolvidos a partir de uma atividade diagnóstica que consistiu em uma sequência de atividades de leitura e escrita que contemplou a temática sobre o agravamento da fome no Brasil. As análises revelam que dois alunos conseguiram demonstrar um nível de produção valorada do discurso, consciência socioideológica e conhecimento sobre os aspectos do gênero discursivo poema-protesto bastante satisfatório. Por outro lado, os resultados apontam que três alunos apresentam poucos indícios de posicionamento axiológico na escrita, conhecimento insuficiente sobre o gênero e muitas dificuldades com relação ao uso da norma culta em sua modalidade escrita.

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Biografia do Autor

Márcia Cristina Greco Ohuschi, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Letras pela mesma universidade (2006) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Realizou Estágio de Pós-doutorado em Letras na Universidade Estadual de Maringá, tendo feito intercâmbio na Universidade de Genebra -Suíça (2019). É professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará (UFPA- Campus Castanhal), credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Mestrado Profissional em Letras - Profletras/UFPA (Belém). Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, com enfoque no ensino e aprendizagem e na formação do professor. Participa do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM-CNPq), é líder do Grupo de Pesquisa "Dialogismo e ensino de línguas" (UFPA/CNPq) e coordena o Projeto de Pesquisa "O dialogismo e as práticas de linguagem no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA-Castanhal)". Faz parte da Rede de Ancoragem da "Olimpíada de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro", como professora formadora do Estado do Pará.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

GRECO OHUSCHI, Márcia Cristina; BRITO DE CASTRO, Lorena.
A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 378–404, 30 Dez 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21728. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções