LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR:

EXPERIÊNCIA COM AULAS DE ESPANHOL NO CURSO DE JORNALISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.22

Palavras-chave:

leitura, ensino de língua, língua espanhola, ensino superior, jornalismo

Resumo

Este texto se caracteriza por ser o relato de uma experiência vivenciada no Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina, no ano letivo de 2020, na disciplina de Língua Espanhola para o Jornalismo. A proposta é refletir sobre aquilo que é relevante no ensino de leitura no âmbito do ensino de língua, com foco em Língua Estrangeira, bem como na formação do profissional de Jornalismo. O referencial teórico traz os pressupostos de Michèle Petit (2009) e Rosana Acquaroni Muñoz (2004), em diálogo com outros autores, e apresenta o conceito e a caracterização da leitura na Educação Formal e na aprendizagem de Língua Estrangeira. Por fim, segue o relato de três atividades realizadas na referida disciplina. A análise dos resultados sinaliza que os alunos demonstraram contar com significativas ferramentas de compreensão leitora. Por meio das atividades realizadas, puderam ampliar e aprimorar sua competência leitora e intercultural, bem como estabelecer discussões intertextuais e interdisciplinares que contribuem com sua formação cidadã, acadêmica e profissional.

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Biografia do Autor

Débora Luise Souza Xavier, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora Assistente no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina. 

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo. Professora no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do CCH da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

XAVIER, Débora Luise Souza; LIMA, Sheila Oliveira.
LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR:: EXPERIÊNCIA COM AULAS DE ESPANHOL NO CURSO DE JORNALISMO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 71–95, 30 Ago 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21517. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções