Prestação de serviços técnicos para empresas de bebidas
Abstract
É perceptível o quanto o ramo cervejeiro e de bebidas de uma forma geral vem crescendo no Brasil nos últimos anos, e essa expansão vem ocorrendo principalmente devido à produção artesanal, onde empresas, em sua grande maioria, estão concentradas nas regiões sul e sudeste. Contando apenas o ramo cervejeiro, tem-se que segundo divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, 2018) fechou com quase 900 (novecentas) cervejarias em operação e isso levando em consideração apenas as cervejarias que tem fabricação própria. Cada uma necessita de um responsável técnico para acompanhar o processo de produção e adequar as normas das mesmas. Com isso, o artigo teve como objetivo compreender a importância da utilização do plano de negócio para a criação de uma empresa de prestação de serviços técnicos para empresas de bebidas. Sabe-se que para um empreendimento ter sucesso não é apenas necessário ter informações sobre o mercado que se pretende atuar, mas também todos os detalhes que envolvem o processo e suas formalidades. A pesquisa foi realizada com objetivo de se obter maior conhecimento sobre o empreendimento em questão, além de saber a rentabilidade e custos do empreendimento. Para um melhor embasamento teórico foi realizada a pesquisa bibliográfica, onde foi possível obter muitas informações teóricas sobre: Empreendedorismos, Plano de Marketing, Plano Operacional e Logística. Nesse contexto, verifica-se que é imprescindível estar atento ao mercado e sempre bem informado sobre as novas ferramentas disponíveis, para assim poder oferecer um serviço de qualidade e se mostrar competitivo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BIAGIO, L. A.; BATOCCHIO, A. Plano de Negócio: Estratégia para Micro e Pequenas Empresas.1.ed. São Paulo: Manole, 2005.
BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de Plano de Negócios: Fundamentos, Processos e Estruturação. 1º Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: Dando Asas ao Espírito Empreendedor. 2º Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
KOTLER, P. Administração de Marketing: Analise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Atlas,1998, p.27-226.
LONGENECKER, Justin G; MOORE, Carlos W; PRETTY J William. Tradução: Maria Lucia G. L. Rosa e Sidney Stancatti. Administração de Pequenas Empresas: Ênfase na Gerencia Empresarial. São Paulo. Makron Books, 1997.
MAPA. Crescimento da renda aumenta demanda por alimentos no Brasil. Disponível em:< http://ww.agricultura.gov.br/ comunicacao/noticias / 2013 /10/ crescimento-da-rendaaumenta-demanda- por-alimentos-no-brasil>. Acesso em: 05 jul. 2019.
SEBRAE. Como Elaborar um Plano de Negócio. Disponível em: < http:// www.Sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/COMO% 20 ELABORAR %20UM%20PLANO_ baixa.pdf >. Acesso em: 01 mai. 2019.