OS DESAFIOS DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA NA CONFIGURAÇÃO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Luana de Oliveira Universidade do Contestado
  • Sandro Luiz Bazzanella Universidade do Contestado

Resumo

A democracia se apresenta nas relações dos cidadãos com as cidades e estados, refletindo seus anseios que resulta na participação dos cidadãos pelos movimentos sociais, inserções políticas e participação econômica, desde a antiguidade até a contemporaneidade. As forças que levaram a democracia representativa à assumir sua atual condição na contemporaneidade, envolvida na conjuntura da vida social e os impactos econômicos ligados diretamente no desenvolvimento estão ancorados na atuação dos indivíduos pela sua compreensão do que é a democracia. Contudo, a provocação é saber se realmente as pessoas compreendem o significado de democracia, e se têm a dimensão do envolvimento no sistema representativo, pois as decisões tomadas pela maioria resultam no atender ou não dos interesses coletivos, assim como a gestão dos assuntos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana de Oliveira, Universidade do Contestado

Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2016), atualmente é acadêmica do curso de Ciências Sociais da Universidade do Contestado - Campus Mafra. É pesquisadora da Universidade do Contestado no projeto PIVIC - Projeto de Iniciação Voluntária Científica. Membra do Grupo de Pesquisa Giorgio Agamben. Estuda a compreensão da democracia na contemporaneidade e movimentos sociais.

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1989), mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003) e doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular de filosofia da Universidade do Contestado na graduação no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de filosofia, atuando nas seguintes áreas temáticas: História da filosofia, filosofia política e ética, técnica, Estado e biopolítica.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A democracia é um conceito ambíguo. 2014. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2014/07/04/agamben-a-democracia-e-um-conceito-ambiguo/%3E. Acesso em 15 dez. 2015.

__________. Meios sem fim: notas sobre a política. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

AUGUSTO, Antônio Rodrigues de Lemos. Leandro Karnal: A essencialidade da democracia para vencer a corrupção. 2015. Disponível em: http://www.ammp.com.br/artigos/leandro-karnal-a-essencialidade-da-democracia-para-vencer-a-corrupcao/4501. Acesso em: 01 ago. 2016.

BOBBIO, N. O futuro da democracia. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

BOGO, Ademar. Teoria da organização política: Escritos de Engels - Marx - Lenin - Rosa - Mao. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

CARNEIRO, Júlia Dias. Entenda como são eleitos os representantes do Poder Legislativo no Brasil. 2011. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/05/110504_entenda_votonobr_jc.shtml.Acesso em: 20 fev. 2016.

ELEITORAL, Tribunal Superior. Partidos políticos registrados no TSE. 2016. Disponível em: http://www.tse.jus.br/partidos/partidos-politicos/registrados-no-tse. Acesso em: 26 fev. 2016

IGOR JOSÉ DE RENÓ MACHADO, H. A. C. R. D. B. Sociologia Hoje. 1ª ed. São Paulo: Ática, v. único, 2013.

OGIEN, Albert. A crítica ao sistema representativo e ao capitalismo financeirizado. Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, p.89-94, 29 jun. 2015. Semanal. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?secao=468>. Acesso em: 06 fev. 2016.

PEREIRA, Marcos. O resgate da boa política. 2016. Disponível em: http://www.prb10.org.br/noticias/palavra-do-presidente/o-resgate-da-boa-politica/. Acesso em: 30 maio 2016.

ROSENFIELD, D. L. O que é democracia. São Paulo: Brasiliense, 2003.

TILLY, C. Democracia. Tradução de Raquel Weiss. Petropolis: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Oliveira, L. de, & Bazzanella, S. L. (2017). OS DESAFIOS DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA NA CONFIGURAÇÃO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Revista Húmus, 6(18). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/5652