Indexadores

Sobre a Revista

A Revista Húmus está voltada aos pesquisadores de pós-graduação, assim como leitores interessados nos temas abordados. (A3) (FILOSOFIA, INTERDISCIPLINAR, LINGUÍSTICA E LITERATURA, PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E TEOLOGIA, DIREITO, ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO, ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA, ARQUITETURA, PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA, URBANISMO E DESIGN, ARTES, CIÊNCIAS AGRÁRIAS I, CIÊNCIAS AMBIENTAIS, ENGENHARIAS I). Quanto aos artigos serão aceitos de pesquisadores de pós-graduação, stricto Sensu, desde que a publicação venha acompanhada com seu orientador, mestre ou doutor. Cabe lembrar, que é de grande pertinência os Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas e os conceitos de Contingência e Técnica. Tem a pretensão de analisar o impacto da Técnica Moderna na sociedade contemporânea, os diversos aspectos da condição humana na contemporaneidade, e ainda, os elementos trágicos e contingentes nas sociedades pós-modernas, dando relevo tanto a questões teóricas como as específicas sobre o comportamento humano, as ações políticas, as diversas organizações sociais, tribais e individuais presentes no mundo moderno e pós-moderno. O periódico está disponível no Portal de Periódicos Capes/MEC,  indexado no Google Acadêmico, no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

ISSN 2236-4358

Notícias

NORMAS DE PUBLICAÇÃO ATUALIZADAS - DIRETRIZES PARA AUTORES

2024-12-16

Prezados pesquisadores e colaboradores

A seguir, o(s) autor(es) encontrará(ão) as normas de publicação requisitadas pela revista. Gostaríamos de reforçar que, caso elas não sejam atendidas, o texto retornará para o(s) autor(es) a fim de que ele(s) revise(m) seu texto e, depois, reenvie(m)-(n)o para nova análise e posterior publicação, caso aprovado. De todas as regras para publicação divulgadas pela ABNT (sendo as últimas: ABNT NBR 6023 e ABNT NBR 10520:2023), optamos por fazer um compilado simples, fácil de ser seguido, que se resume nas seguintes regras:

Tamanho do texto: artigos: de 8 a 10 páginas; ensaios, traduções, resenhas e críticas literárias: máximo: 5 páginas;

Título: centralizado, em letras maiúsculas; subtítulo, se houver: após dois pontos, em letras minúsculas (exceto se nome próprio ou siglas);

Nome do(s) autor(es): abaixo do título, com justificação à direita e referência/nota de rodapé indicando a(s) instituição(ões) e o(s) e-mail(s) do(s) autor(es).

Fonte: Georgia;

Tamanho da fonte do texto: 12 cm;

Tamanho da fonte da citação em bloco: 11 cm;

Tamanho da fonte das notas de rodapé: 10 cm;

Margens: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm;

Espaçamento do texto: 1,5 cm;

Espaçamento de citação em bloco: 1 cm;

Recuo de parágrafo: 1,25 cm (uma tabulação);

Recuo de citação em bloco (mais de 3 linhas): 4 cm;

Citação: a citação deverá ser feita no corpo do texto se for até 3 linhas ou, caso tenha mais de 3 linhas, deve ser destacada com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, com letra tamanho 11, em espaço simples e sem aspas.

Notas de rodapé: exclusivamente usadas como notas explicativas.

Referência da citação: deve ser feita logo após a citação (não pode ser em nota de rodapé). Apenas a letra inicial do sobrenome do autor citado é grafada em maiúscula (ex.: Silva) e siglas são grafadas totalmente em maiúsculas (ex.: OAB), seja em citação no corpo do texto, seja em citação em bloco. A indicação da numeração deve ser feita entre parênteses, alinhada ao texto. Ex.: (Sobrenome, p. X, ano).

Supressões, interpolações, acréscimos, comentários, ênfases ou destaques: devem ser indicados conforme a seguir. O ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação.

a) supressões: [...];

b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ];

c) ênfases ou destaques: em itálico.

Referências: Título justificado à esquerda. As referências devem ser elaboradas conforme a ABNT NBR 6023 e ABNT NBR 10520:2023, ou seja, o básico é: SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local: Editora, ano de publicação.: até três autores, separam-se os nomes por ponto-e-vírgula; mais de 3 autores, pode ser citado o nome do primeiro seguido pela expressão et al (em itálico).

a) Para livros: SOBRENOME, Nome do autor. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, ano de publicação.

b) para TCCs, dissertações ou teses: SOBRENOME, Nome do autor. Título: subtítulo (se houver). Data de depósito. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em...) (ou) Monografia (Especialização em...) (ou) Dissertação (Mestrado em...) (ou) Tese (Doutorado em...) - Faculdade de... (ou) Instituto de…, Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.

c) para artigo de periódico: SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação, número do volume ou ano, número do fascículo, página inicial-final do artigo, mês abreviado (se houver ou outra divisão que constar no periódico) separados entre si por hífen, mês abreviado (se houver), ano de publicação.

d) para artigo de periódico on-line: SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação, número do volume ou ano, número do fascículo, página inicial-final do artigo, mês abreviado (se houver ou outra divisão que constar no periódico) separados entre si por hífen, mês abreviado (se houver), ano de publicação. Disponível em: (site). Acesso em: dia mês (maio ou 3 primeiras letras do mês: set., por exemplo) ano.

Saiba mais sobre NORMAS DE PUBLICAÇÃO ATUALIZADAS - DIRETRIZES PARA AUTORES

Edição Atual

v. 14 n. 43 (2024): Técnica, corpo e libertação
					Visualizar v. 14 n. 43 (2024): Técnica, corpo e libertação

Revista Húmus está voltada aos pesquisadores de pós-graduação, assim como leitores interessados nos temas abordados. (A3) (FILOSOFIA, INTERDISCIPLINAR, LINGUÍSTICA E LITERATURA, PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E TEOLOGIA, DIREITO, ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO, ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA, ARQUITETURA, PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA, URBANISMO E DESIGN, ARTES, CIÊNCIAS AGRÁRIAS I, CIÊNCIAS AMBIENTAIS, ENGENHARIAS I). Quanto aos artigos serão aceitos de pesquisadores de pós-graduação, stricto Sensu, desde que a publicação venha acompanhada com seu orientador, mestre ou doutor. Cabe lembrar, que é de grande pertinência os Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas e os conceitos de Contingência e Técnica. Tem a pretensão de analisar o impacto da Técnica Moderna na sociedade contemporânea, os diversos aspectos da condição humana na contemporaneidade, e ainda, os elementos trágicos e contingentes nas sociedades pós-modernas, dando relevo tanto a questões teóricas como as específicas sobre o comportamento humano, as ações políticas, as diversas organizações sociais, tribais e individuais presentes no mundo moderno e pós-moderno. O periódico está disponível no Portal de Periódicos Capes/MEC,  indexado no Google Acadêmico, no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

ISSN 2236-4358

Publicado: 2024-11-25

Editorial

Artigos

  • SILÊNCIOS NA ERA DA TÉCNICA: A jornada de Lenz Buchmann

    Gabriela Fujimori da Silva, Luzia Aparecida Berloffa Tofalini
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.30
  • CORPO E ESPACIALIDADE NO PENSAMENTO DE HEIDEGGER: uma análise ontológico-existencial da corporeidade

    Arlindo Antonio do Nascimento Neto, Caroline Vasconcelos Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.31
  • Os princípios constitucionais das relações internacionais e o embargo à Cuba

    Guilherme Camargo Massaú
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.32
  • O SAGRADO E O PROFANO NAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS E OS SEUS DESDOBRAMENTOS MUSICAIS: suas contribuições filosóficas não dualistas ao pensamento ocidental

    Wesley Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.33
  • A REVOLUÇÃO FRANCESA NO YOUTUBE: Usos Políticos pelas Direitas Brasileiras (2018-2022)

    Daniel Gomes de Carvalho, Marcus Vinícius Furtado da Silva Oliveira, Camilla Cristina Silva
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.34
  • HOMENS EM SITUAÇÃO DE RUA NA MÍDIA: noções de masculinidade em disputa

    Rafael Bianchi Silva, Matheus Crivelari Fortes, Flávia Fernandes de Carvalhaes
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.35
  • ARRANJOS DE GOVERNANÇA PARA PESSOAS IDOSAS: um breve panorama dos conselhos federativos no Brasil

    Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira Mourad, Maria de Lourdes Bernartt
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.36
  • O acesso à saúde da pessoa com deficência por meio da mediação e da conciliação

    Carlos Eduardo Montes Netto, Vitor Comassio De Paula Lima, Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.37
  • MULHERES JOVENS NA POLÍTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: Uma análise a partir das eleições municipais de 2020

    Liandra Lima Carvalho, Cleonice Puggian
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.38
  • VALORAÇÃO DE RECURSO AMBIENTAL: possibilidades e limitações a partir de um lago localizado no CECLIMAR/CLN/UFRGS

    Ivonei Sozio, Marlise Amalia Reinehr Dal Forno
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.39
  • LOCALIDADE DE SANTA LEOCÁDIA, CANOINHAS/SC: apontamentos históricos acerca de sua origem e de sua vinculação à guerra do contestado

    Diego Gudas, Jorge Amaro Bastos Alves
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.40
  • UM OLHAR SOBRE A FLORESTA: Educação Ambiental e sustentabilidade através das lentes digitais

    Inado do Nascimento Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.41
  • SUSTENTABILIDADE DURADOURA E HABITAR HUMANO DO PLANETA TERRA – a arquitetura dinâmica Biológico-cultural

    Valdo Barcelos, Maria Aparecida Azzolin
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.42
  • A RELEVÂNCIA DAS OPOSIÇÕES NA POLÍTICA NAS DEMOCRACIAS CONTEMPORÂNEAS: estratégias de inclusão e renovação institucional à luz do ODS16

    Samira Dreon, Neuro José Zambam, João Marcelo Medeiros da Cruz
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.43
  • ENSINO DE HISTÓRIA E ANIMAÇÕES DIGITAIS: relato de experiência e proposta de abordagem metodológica

    Renan Birro
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.44
  • TRANSITANDO ENTRE DOIS MODOS DE PLANTIO: do urbano-extensivo ao tradicional e seus desafios à permanência no campo

    Helena Marchisotti de Souza, Márcia Saeko Hirata
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.45
  • ÁFRICA PÓS-COLONIAL: o problema da identidade nacional

    Francisco Antonio de Vasconcelos, Sâmia Beatriz Lopes da Silva
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.46
  • Perspectivas da relação entre o prazer, a vida e a moralidade na Filosofia kantiana

    Leandro Rocha
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.47
  • Estudo sobre o conceito de meio ambiente na BNCC à luz da teoria semioliguistica da análise do discurso

    Cezar AugusTo Rufino de Santa Ana, Gustavo Camargo Arantes
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.48
  • O lobby do batom e a participação das mulheres no processo constituinte brasileiro de 1988 à luz da decolonialidade

    Marli Marlene Moraes, Nariel Diotto
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.49
  • Os direitos humanos e a função humanizadora da literatura

    Roberta Oliveira Lima, Juliana Machado Meanda
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.50
  • Democracia deliberativa e a influência da participação na gestão pública no Brasil

    Ana Júlia Antunes de Oliveira, Leonardo da Rocha de Souza
    DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.51
  • EDUCAÇÃO E TICS: desafios contemporâneos no cenário neoliberal

    Daniella Lôbo, Fernanda Fernanda de Melo Fantini Monteiro
Ver Todas as Edições