Estudo sobre o conceito de meio ambiente na BNCC à luz da teoria semioliguistica da análise do discurso

Autores

  • Cezar AugusTo Rufino de Santa Ana Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Gustavo Camargo Arantes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.48

Palavras-chave:

Meio ambiente, BNCC, Semiolinguística, Análise do discurso

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar o efeito visado sobre o conceito de meio ambiente na educação formal brasileira, a partir da estratégia de subjetivação produzida nos documentos oficiais que normatizam o sistema educacional do Brasil, ou seja, nos discursos autorizados. No presente artigo, limitamos os documentos analisados à BNCC e ao Caderno Meio Ambiente dos Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular (TCT). O que denominamos “efeito visado” é um termo oriundo da Semiolinguística e refere-se ao efeito de persuasão que o sujeito comunicante de um discurso pretende produzir no seu interlocutor (Charaudeau, 2019, p.76). Investigamos, portanto, como dada tipologia de discurso pode atuar na produção de subjetividades coletivas. Assim, em resumo, o propósito central da pesquisa é identificar o efeito visado sobre a compreensão de meio ambiente presente no conjunto sistemático de discursos autorizados legais da educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cezar AugusTo Rufino de Santa Ana, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Ciências Ambientais e Conservação pelo PPG-CiAC da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ; Integrante da Secretaria da Direção Adjunta de Extensão do Nupem/UFRJ-Macaé; Professor de Iniciação à Pesquisa do Colégio Mosaico, de Rio das Ostras, RJ.

Gustavo Camargo Arantes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCiAC).

Referências

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Linguísticas. São Paulo: Editora da USP, 1996.

BRANDÃO, Helena H.N. Introdução à Análise do Discurso. Campinas-SP: Editora UNICAMP, 2019.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126 p.

_______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 14/2000. Diário Oficial da União de 3/8/2000, Seção 1, p. 10.

_______, Parecer CNE/CEB nº 7/2010, aprovado em 7 de abril de 2010. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

_______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Resolução CNE/CP 02/2015.

_______, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

_______, Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Propostas de Práticas para a Implementação, 2019

_______, Ministério da Educação. Caderno Meio Ambiente. Educação ambiental: educação para o consumo / Ministério da Educação; curadoria Maria Luciana da Silva Nóbrega. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, 2022. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

CASTRO, Júlio Cesar L. O Consumidor como Agente no Neoliberalismo. Revista Matrizes. v.9 - nº 2. São Paulo, jul./dez. 2015.

CHARAUDEAU, P. Discurso Político. Trad. Dilson Ferreira da Cruz & Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2018.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e Discurso: Modos de Organização. Trad. Angela M. S. Correa & Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2019.

DARDOT, Pierre. A Nova Razão do Mundo: Ensaio sobre a Sociedade Neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DIÓGENES, E. M. N.; SILVA, V. M. C. B. O Neoliberalismo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Aproximações Contextuais. Revista Plurais – Virtual, Anápolis - GO, vol. 10, n. 3, set./dez 2020.

FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. São Paulo: Pontes, 2015.

MACHADO, I. L. Uma Teoria de Análise do Discurso: A Semiolinguística. In: MARI, H. et al. Análise do Discurso: Fundamentos e Práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso-FALE UFMG, 2001.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da Enunciação. Organização: Sírio Possenti, Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva. São Paulo: Parábolas Editorial, 2012.

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Santa Ana, C. A. R. de ., & Arantes, G. C. (2024). Estudo sobre o conceito de meio ambiente na BNCC à luz da teoria semioliguistica da análise do discurso. Revista Húmus, 14(43). https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.48