Estudo sobre o conceito de meio ambiente na BNCC à luz da teoria semioliguistica da análise do discurso
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.48Palavras-chave:
Meio ambiente, BNCC, Semiolinguística, Análise do discursoResumo
O presente artigo tem como objetivo identificar o efeito visado sobre o conceito de meio ambiente na educação formal brasileira, a partir da estratégia de subjetivação produzida nos documentos oficiais que normatizam o sistema educacional do Brasil, ou seja, nos discursos autorizados. No presente artigo, limitamos os documentos analisados à BNCC e ao Caderno Meio Ambiente dos Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular (TCT). O que denominamos “efeito visado” é um termo oriundo da Semiolinguística e refere-se ao efeito de persuasão que o sujeito comunicante de um discurso pretende produzir no seu interlocutor (Charaudeau, 2019, p.76). Investigamos, portanto, como dada tipologia de discurso pode atuar na produção de subjetividades coletivas. Assim, em resumo, o propósito central da pesquisa é identificar o efeito visado sobre a compreensão de meio ambiente presente no conjunto sistemático de discursos autorizados legais da educação brasileira.
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