Nietzsche e o super-homem como paradigma da superação pessoal

Autores

  • Renato Nunes Bittencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Resumo

O artigo aborda possíveis associações axiológicas entre o conceito nietzschiano de übermensch e o personagem Superman das histórias em quadrinho, desenhos animados e cinema, evidenciando que ambos, nas suas devidas situações, se configuram como superações dos parâmetros estabelecidos, seja na moral, seja na força física.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ / Professor da FACC-UFRJ

Referências

HOMERO. Ilíada. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.

_________. Odisseia. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

_________. Crepúsculo dos Ídolos ou como se filosofa com o martelo. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

_________. Genealogia da Moral: uma polêmica. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

_________. Segunda Consideração Intempestiva: Da utilidade e desvantagem da história para a vida. Trad. de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003a.

_________. III Consideração Intempestiva: Schopenhauer Educador. In: “Escritos sobre Educação”. Trad. de Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: Loyola/PUC-Rio, 2003b.

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

Bittencourt, R. N. (2016). Nietzsche e o super-homem como paradigma da superação pessoal. Revista Húmus, 6(17). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/5394