Notícias

  • COMUNICADO - NOVO QUALIS - REVISTA HÚMUS E CADERNOS ZYGMUNT BAUMAN

    2022-12-30

    Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

     

    É com grande satisfação que venho informar que está disponível o novo qualis dos periódicos qualis, triênio 2017-2020.

     

    O novo qualis foi classificado da seguinte forma:

     

    - A1, A2, A3, A4 – Revista de alto impacto;

    - B1, B2, B3, B4 – Revistas de médio impacto;

     

    A REVISTA HÚMUS foi classificada como (A3) (FILOSOFIA, INTERDISCIPLINAR, LINGUÍSTICA E LITERATURA, PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E TEOLOGIA, DIREITO, ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO, ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA, ARQUITETURA, PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA, URBANISMO E DESIGN, ARTES, CIÊNCIAS AGRÁRIAS I, CIÊNCIAS AMBIENTAIS, ENGENHARIAS I).

     

    Sendo considerada como uma revista de alto impacto pela avaliação da Capes.

     

    Já a REVISTA CADERNOS ZYGMUNT BAUMAN foi classificada como sendo um periódico (B4) (FILOSOFIA, INTERDISCIPLINAR, LINGUÍSTICA E LITERATURA, PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, ENSINO, EDUCAÇÃO FÍSICA, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E TEOLOGIA, DIREITO, ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO, , ARQUITETURA, PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA, URBANISMO E DESIGN, ARTES, CIÊNCIAS AMBIENTAIS, ENGENHARIAS I, ENFERMAGEM, SAÚDE COLETIVA, SERVIÇO SOCIAL). 

     

    Sendo considerada como uma revista de médio impacto pela avaliação da Capes.

     

    Isto somente foi possível pelo trabalho incansável dos editores Prof. Paulo Silas, Prof. Renato Bittencourt, o amigo e avaliador Prof. Everaldo da Silva e aos colaboradores portugueses, Prof. Isabel, Prof. Teresa, e muitos outros pesquisadores que nos ajudaram nestes mais de 10 anos de existência das revistas.

     

    Agora é melhorar a qualis da Cadernos Bauman que está tentando firmar uma parceria com o Instituto Bauman sediado na Inglaterra para desenvolver ainda mais a pesquisa do pensador no Brasil. Por fim, caminhar com passos firmes e largos para A1 com a Revista Húmus.

     

    A próxima avaliação compreenderá o triênio 2021-2023

     

    Foi um grande momento para mim! Vitória que deve ser dividida com todos, em especial aos professores citados. Uma vez que como Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas em Porto Alegre, acredito que somente temos a crescer e desempenhar um papel importantíssimo da divulgação científica no país.

     

     

    Prof. Dr. Wellington Lima Amorim

    Editor-chefe da Revista Húmus e Cadernos Zygmunt Bauman

     

    Saiba mais sobre COMUNICADO - NOVO QUALIS - REVISTA HÚMUS E CADERNOS ZYGMUNT BAUMAN
  • ULTIMA EDIÇÃO DO ANO - REVISTA HÚMUS E CADERNOS BAUMAN

    2022-12-13

    Bom dia! Boa tarde! Boa noite! 

    Esta revista é um periódico da Universidade Federal do Maranhão. (A4) (B1 em Direito).

    - Link de acesso: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/index

    Os Cadernos Zygmunt Bauman é um periódico da Universidade Federal do Maranhão. (A4) (B2 em Letras/Linguística). 

    - Link de acesso: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/index

    Todos podem consultar as duas últimas edições de 2022 com a seguinte temática:

    - PORNOPOLÍTICA: o gozo comprado na esquina

    Gostaria de agradecer especialmente aos editores Renato, Silas e ao Prof. Everaldo que muito me ajudou nesta edição e ao professor Walter que nos forneceu a excelente crítica no Editorial desta edição. Por fim, ao Professor Jasson que nos presenteou com seu empenho na produção do dossiê em Filosofia que está nesta edição.

    EDITORIAL - XENOFOBIA DO BEM   Todo novo governo dá "mostras de sexo explícito, com os diferentes partidos da base aliada numa disputa desenfreada por cargos políticos. Nenhum pudor ou vergonha" preside "a ação desses partidos, como se tal busca desenfreada pelo poder não se devesse mascarar. O "prazer" que cada um almeja" se mostra "da forma mais crua, mais nua, não se fazendo necessária uma "mise-en-scène", uma encenação. Formas simbólicas de encenação da política, como apresentação de programas, justificativas do que é pretendido fazer com as novas posições de poder e ideias orientadoras da ação nem" se fazem "presentes. Foi o deserto da sedução."   Denis Lerrer Rosenfield, O Estado de S.Paulo - 3 de janeiro de 2011 Saiba mais sobre ULTIMA EDIÇÃO DO ANO - REVISTA HÚMUS E CADERNOS BAUMAN
  • CLUBE DOS CINCO – CRÔNICAS DO AMANHÃ

    2022-10-02

    Prezados colaboradores,

    Gostaria NOTICIAR QUE FOI PUBLICADO O PRIMEIRO ARTIGO da coluna semanal - CRÔNICAS DO AMANHÃ - no site: https://www.clubedoscinco.org/

    Neste caso, cada professor/escritor está responsável em escrever um artigo de apenas 1 página, Times Roman, 12 espaçamento simples, falando de um tema livre que esteja relacionado a Cultura, Desenvolvimento Regional ou Educação de seu Estado.

    1ª semana: Prof. Silas – Paraná;

    2ª semana: Prof. Wellington – Rio Grande do Sul;

    3ª semana: Prof. Everaldo – Santa Catarina;

    4ª semana: Prof. Renato – Rio de Janeiro;

    5ª semana: Prof. Claudinei – Espírito Santo/Piauí;

    6ª semana: Prof. Pedro – Minas Gerais;

    7ª semana: Prof. Jorge Miranda - Bahia;

    8ª semana: Prof. Edgar – Goiás;

    9ª semana: Prof. Eugênio – Maranhão;

    10ª semana: Prof. Fernando – São Paulo;

    Leiam no site: https://www.clubedoscinco.org/cr%C3%B4nicas-do-amanh%C3%A3

    Saiba mais sobre CLUBE DOS CINCO – CRÔNICAS DO AMANHÃ
  • Solicitação URGENTE aos pesquisadores/autores e leitores da Revista Húmus e Cadernos Zygmunt Bauman

    2022-08-17

    Prezados pesquisadores, leitores e autores

    A Revista Húmus e a Cadernos Zygmunt Bauman começará a atribuir o DOI para cada artigo. O código identificador único (DOI) como o próprio nome diz é ÚNICO. Logo, uma vez atribuido as informações do artigo publicado em PDF bem como todas as informações disponibilizadas na plataforma NÃO PODERÃO SER CORRIGIDAS.

    Sendo OBRIGATÓRIO que os autores/pesquisadores que colaboram com a Revista Húmus e a Cadernos Bauman atualizem URGENTEMENTE as informações contidas em seus perfis que devem serem PRENCHIDOS COMPLETAMENTE, desde o nome completo, titulação, telefone de contato, e-mail, biografia etc.

    Deixo claro que a falta de atenção quanto ao preenchimento dos seus dados nos perfis dos autores/pesquisadores podem acarretar a não aceitação de novos artigos na plataforma. ESTES DADOS SÃO NECESSÁRIOS PARA O EDITOR REALIZAR A EDITORAÇÃO DOS ARTIGOS.

    Por fim, algumas recomendações!

    - Quanto ao preenchimento de seus nomes. NÃO É ACEITO NOME COMPLETO EM CAIXA ALTA. DEVE-SE UTILIZAR LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS.


    - O título do artigo NÃO DEVE SER ESCRITO EM CAIXA ALTA. DEVE-SE UTILIZAR LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS. AO MENOS QUE O ARTIGO TENHA TÍTULO E SUBTÍTULO. NESTE CASO O PRIMEIRO SE SOLICITA A ESCRITA A CAIXA ALTA E O SUBTÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS.


    - Procurem realizar uma revisão ortográfica e gramatical do artigo antes de submeter a plataforma, sem deixar de esquecer de ler e colocar seu texto CONFORME SOLICITADO NAS DIRETRIZES PARA OS AUTORES: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/about

    Grato pela compreensão de todos

    Prof. Dr. Wellington Lima Amorim

    Saiba mais sobre Solicitação URGENTE aos pesquisadores/autores e leitores da Revista Húmus e Cadernos Zygmunt Bauman
  • O que você deseja fazer é a exata diferença entre o que você vem fazendo e o que irá fazer quando sentir-se profundamente bem

    2022-07-09

    Participe, de forma gratuita, do nosso Grupo de Estudos Online: “Pensando Fluidamente"

    Esse grupo vai lhe ajudar a saber como você pensa, usando os mais importantes princípios e práticas de comunicação.

    Cadastre-se: https://www.neurocom.com.br/grupo-pensamento-composto?utm_campaign=05e40d08-15ac-4b47-b530-cfabdf3d1b65&utm_source=so&utm_medium=mail&cid=56c5048c-74ba-4476-83bd-901ebc12e0b0

    Saiba mais sobre O que você deseja fazer é a exata diferença entre o que você vem fazendo e o que irá fazer quando sentir-se profundamente bem
  • O que é objeção de consciência?

    2022-06-13

    "Como já definiu o professor Mário Antonio Sanches: “A objeção de consciência é direito da pessoa e salvaguarda princípios morais inalienáveis: o respeito à autonomia plena e consciente da pessoa e a sua liberdade”. Um artigo do doutor em Direito José Carlos Buzanello organiza a objeção de consciência em oito classificações: ao serviço militar, de consciência religiosa, ao exercício profissional, à obrigação sanitária e tratamento médico, à obrigação de doação de órgãos, ao aborto, ao trabalho no sábado e de consciência eleitoral."

    Saiba mais sobre O que é objeção de consciência?
  • III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

    2022-06-13

    Olá, comunidade acadêmica, 

    É com grande satisfação que lhe convidamos para o III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – CoBICET

    O congresso nasceu em 2020, durante a pandemia, em resposta aos anseios de estudantes, docentes, coordenadores e demais colaboradores dos Bacharéis Interdisciplinares (BIs) da área de Ciência e Tecnologia. 

    Este evento objetiva: atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre desenvolvimento tecnológico-científico e inovações do mercado profissional; divulgar trabalhos científicos; e estimular a participação de jovens pesquisadores. 

    O tema do III CoBICET é: "15 anos de BIs e LIs: retrospectiva, resistência e futuro". Portanto, pretendemos abordar progressivamente os temas relacionados a Ciência e Tecnologia, promovendo debates e reflexões importantes para a área. 

    Este ano, temos conosco representantes de 15 Bis e Lis de 21 universidades do Brasil e outros cursos apoiadores na organização. Além de palestras, minicursos e submissões de trabalhos, o congresso acrescentará com muitas novidades! 

     O evento ocorrerá totalmente online entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro de 2022

    Faça sua inscrição clicando aqui e fique por dentro de tudo através de nossas redes sociais! 

    Link para inscrição: https://www.even3.com.br/cobicet2022/


    Cordialmente,
    III CoBICET
    contato.cobicet@gmail.com

    Saiba mais sobre III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
  • Como o Estado criou uma bolha no ensino superior dos EUA e o que isso tem a ver com o Brasil!

    2022-06-09

    1,7 trilhão de dólares. Pouco mais do que o PIB do Brasil ao longo do ano de 2021. Este é o valor da dívida que cerca de 44 milhões de americanos têm, juntos, com o governo dos Estados Unidos. Trata-se, majoritariamente, de jovens e adultos que cursaram o ensino superior na última década; graduados, mestres e doutores que fizeram empréstimos que chegam à casa dos 50 mil dólares por seus títulos, não encontraram espaço no mercado de trabalho e não têm ideia de como vão pagar a dívida. E o que nós, brasileiros, temos a ver com isso? Bem, você certamente conhece um mestre, um doutor, alguém com inúmeras especializações e pós-graduações que acabou nos empregos informais. Trata-se de uma triste realidade que envolve a crise econômica generalizada, mas não deixa de pôr em cheque o papel do ensino superior.

    Com oito das dez melhores universidades elencadas entre as melhores do mundo em 2022, os Estados Unidos são, há décadas, referência internacional em ensino superior – um sistema cujas joias da coroa são representadas pela Ivy League, a liga que reúne, entre outras instituições, as celebradas Harvard, Yale e Columbia. Diferentemente do Brasil, as grandes universidades americanas, bem como faculdades de médio e pequeno porte, são majoritariamente particulares: as bolsas são concedidas, em teoria, por mérito, enquanto o restante dos estudantes deve arcar com os custos do curso escolhido. Uma engrenagem simples e eficiente que, em menos de duas décadas, graças a uma mistura de má gestão e ideologia, se transformou em uma bola de neve econômica que não para de crescer.

     

    Saiba mais sobre Como o Estado criou uma bolha no ensino superior dos EUA e o que isso tem a ver com o Brasil!
  • PROFESSOR DE FACULDADE PRIVADA: classe em extinção?

    2022-06-08

    Turbinadas por subsídio estatal, instituições são engolidas por conglomerados. Pandemia foi “oportunidade” de abrir a porteira à EaD, salas imensas e avaliações automatizadas. O educador é descartável – e submetido ao vale tudo trabalhista. Consultem a matéria completa: Fonte: https://outraspalavras.net/outrasmidias/professor-de-faculdade-privada-categoria-em-extincao/

    Saiba mais sobre PROFESSOR DE FACULDADE PRIVADA: classe em extinção?
  • ENTREVISTA COM ZIGMUNT BAUMAN: Por Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke

    2013-10-18

    Nesta entrevista, o sociólogo Zygmunt Bauman reflete sobre vários aspectos da "sociologia humanística" que pratica e também sobre momentos memoráveis de sua trajetória, desde a Polônia comunista até a Inglaterra neo-liberal de Tony Blair. 

    Link:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702004000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

    Saiba mais sobre ENTREVISTA COM ZIGMUNT BAUMAN: Por Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke
  • Lojas são alívio a curto prazo, diz sociólogo Zigmunt Bauman

    2013-10-11

    É difícil falar sobre características da contemporaneidade, das transformações culturais e do universo do consumo permeado por projeções e distorções sem citar o nome do sociólogo polonês Zigmunt Bauman, professor emérito das universidades de Leeds e Varsóvia. Com quase 60 livros publicados, 32 deles no Brasil, o pensador se tornou uma referência em dissertações, teses e reflexões nas variadas áreas das ciências humanas: há mais de uma década, a ideia de “liquidez” das relações, apresentada por ele, incorporou-se à linguagem de psicólogos, psicanalistas, educadores, filósofos e antropólogos. Em sua obra mais recente, A cultura no mundo líquido moderno (Zahar), com lançamento previsto para este mês, o pensador – que completa 88 anos dia 19 de novembro – retoma o tema das relações voláteis, detendo-se em perspectivas históricas da cultura. 


    Na entrevista a seguir, Bauman fala a respeito de frustrações, tédio e do que chama de “substitutos de satisfação”: “Viagens oferecem fuga e descanso momentâneo; no entanto, por mais que nos aventuremos pelo mundo das compras ou façamos viagens exóticas, aquilo que procuramos continuará ausente”. Confira:

     

    http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/-lojas_vendem_alivio__a_curto_prazo-.html

    Saiba mais sobre Lojas são alívio a curto prazo, diz sociólogo Zigmunt Bauman
  • New SEJ Paper by Zygmunt Bauman

    2013-10-04

    Caros leitores,

     

    Estamos muito felizes em anunciar a publicação de SEJ Ocasional Paper No. 2 em cooperação com the Friedrich-Ebert-Stiftung Polônia.

     

    Neste paper ocasional, renomado pensador europeu Zygmunt Bauman olha para os 150 anos da social-democracia na Alemanha e discute os problemas contemporâneos sociais-democratas na Europa.

     

    Link:http://www.social-europe.eu/wp-content/uploads/2013/10/OccPap2.pdf

     

    Os melhores cumprimentos

     

    A Equipe SEJ

    Saiba mais sobre New SEJ Paper by Zygmunt Bauman