Ética da felicidade em Aristóteles

Autores

  • Wellington Lima Amorim Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Mateus Ramos Cardoso Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM
  • Everaldo da Silva Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Resumo

 Este artigo tem como objetivo analisar o conceito de Felicidade em Aristóteles. Em primeiro momento Aristóteles discute sobre os bens, que podem até ser prejudiciais para muitas pessoas. Fala de um bem supremo que é a Felicidade. Para ele o bem agir e o bem viver equivale a ser feliz. A Felicidade é uma atividade da alma conforme a virtude. E esta virtude ele divide em modalidades: intelectuais que se dá pela geração e crescimento realizado pelo ensino e as morais que se adquire pelo hábito e costume. Aristóteles diz que o governo e as leis devem promover a Felicidade para as pessoas, mas não os privando da Felicidade particular. De fato se observa que a Felicidade pode ser um ideal a ser conquistado através da virtude e da prática de atos justos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Lima Amorim, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009). Atualmente professor Adjunto I DE da Universidade Federal do Maranhão.

Mateus Ramos Cardoso, Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM

Possuo graduação em Filosofia, pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), 2004-2006. Sou licenciado em Filosofia, Ciências Humanas, Artes e Letras pelo Programa Especial de Formação Pedagógica, Universidade Católica de Brasília, UCB-DF(2009). Sou Pós-graduado em Ética e Filosofia - Faculdade Prominas/MG- (2010).Pós-Graduando em Ciências da Religião - Ucam - Instituto Pró-minas. Assistente de Pesquisa do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica (UFMA). Enfâse em Filosofia e nas áreas de Ética, Bioética, Filosofia da Educação, Teoria Sociológica Contemporânea, Racionalização, Modernidade, Pós-modernidade, Contingência e Técnica.

Everaldo da Silva, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Prof. Dr. em Sociologia Política - Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2012-09-01

Como Citar

Amorim, W. L., Cardoso, M. R., & Silva, E. da. (2012). Ética da felicidade em Aristóteles. Revista Húmus, 2(6). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1546