VIDA E SOFRIMENTO EM NIETZSCHE

Autores

  • Wellington Lima Amorim Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Valter do Nascimento UFPI

Resumo

Este artigo pretende analisar o pensamento filosófico de Nietzsche acerca da vida e do sofrimento, a partir de uma perspectiva ativa. Demonstrando que para o filósofo a vida é um constante vir a ser, um eterno devir. Portanto, deve ser vivida sem ideais ascéticos. E ainda, analisar a perspectiva nietzschiana sobre a metafísica enquanto uma fuga para o além-mundo, apresentando a vontade de potência como doutrina da vida. Afinal, é a partir desta vontade de potência que o homem e o mundo se movem, compreendendo o sofrimento não como um empecilho para a vida, mais enquanto mecanismo de auto superação de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Lima Amorim, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009). Atualmente professor Adjunto I DE da Universidade Federal do Maranhão.

Valter do Nascimento, UFPI

Mestrando em Filosofia Prática pela Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Amorim, W. L., & Nascimento, V. do. (2017). VIDA E SOFRIMENTO EM NIETZSCHE. Revista Húmus, 6(18). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/6330