A noção de ruptura epistemologica em Gaston Barchelard

Autores

  • Roberta Melo UERJ
  • Fábio Libório Rocha IESGO/UDF/UNB

Resumo

Contrário a ideia de universalidade do saber, bem como de sua continuidade, Bachelard se opõe à concepção positivista na qual o conhecimento científico é constituído de verdades objetivas. Esta noção nos levaria a admitir que a cada passo dado no progresso da ciência haveria uma e apenas uma maneira de se construir o conhecimento – através da complementação constante e recorrente às teorias anteriores. Essa forma de organizar o pensamento científico acarretaria um saber científico acumulativo e restrito. No entanto, a partir da concepção dada pelo novo espírito científico, Bachelard admitia um corte no saber. Sua ideia estava em estabelecer esse corte para abstrair os obstáculos que criavam uma continuidade inadequada ao pensamento. O corte, também dado como ruptura epistemológica, delimitaria e conferiria ao objeto sua objetividade. Assim, a ciência deveria produzir a cada momento de sua história, suas próprias normas de verdade e seus princípios de refutação para tudo aquilo que é por ela for apreendido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Melo, UERJ

Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília. E–mail: betafilosofia@gmail.com

Fábio Libório Rocha, IESGO/UDF/UNB

Dr. em História. Professor na empresa IESGO e Professor universitário na empresa Centro Universitário do Distrito Federal - UDF.

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

Melo, R., & Rocha, F. L. (2014). A noção de ruptura epistemologica em Gaston Barchelard. Revista Húmus, 4(11). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2829