Prestação de serviços técnicos para empresas de bebidas

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Résumé

É perceptível o quanto o ramo cervejeiro e de bebidas de uma forma geral vem crescendo no Brasil nos últimos anos, e essa expansão vem ocorrendo principalmente devido à produção artesanal, onde empresas, em sua grande maioria, estão concentradas nas regiões sul e sudeste. Contando apenas o ramo cervejeiro, tem-se que segundo divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, 2018) fechou com quase 900 (novecentas) cervejarias em operação e isso levando em consideração apenas as cervejarias que tem fabricação própria. Cada uma necessita de um responsável técnico para acompanhar o processo de produção e adequar as normas das mesmas. Com isso, o artigo teve como objetivo compreender a importância da utilização do plano de negócio para a criação de uma empresa de prestação de serviços técnicos para empresas de bebidas. Sabe-se que para um empreendimento ter sucesso não é apenas necessário ter informações sobre o mercado que se pretende atuar, mas também todos os detalhes que envolvem o processo e suas formalidades. A pesquisa foi realizada com objetivo de se obter maior conhecimento sobre o empreendimento em questão, além de saber a rentabilidade e custos do empreendimento. Para um melhor embasamento teórico foi realizada a pesquisa bibliográfica, onde foi possível obter muitas informações teóricas sobre: Empreendedorismos, Plano de Marketing, Plano Operacional e Logística. Nesse contexto, verifica-se que é imprescindível estar atento ao mercado e sempre bem informado sobre as novas ferramentas disponíveis, para assim poder oferecer um serviço de qualidade e se mostrar competitivo.

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Bibliographies de l'auteur-e

Pollyana Monteiro da Silva Kalvelage, FURB

Graduada em Engenharia de Materiais (UFCG). MBA em Gestão Empresarial. Mestre em Engenharia Química (FURB).

Juliana Patrícia Petris, UFPR

Graduação em Pedagogia (UNERJ). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (ICPG). Mestrado em Educação (UFPR).

Everaldo da Silva, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Cientista Social (FURB). Graduado em Processos Gerenciais (METODISTA). Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política. (UFSC). E-mail: prof.evesilva@gmail.com

Références

BIAGIO, L. A.; BATOCCHIO, A. Plano de Negócio: Estratégia para Micro e Pequenas Empresas.1.ed. São Paulo: Manole, 2005.

BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de Plano de Negócios: Fundamentos, Processos e Estruturação. 1º Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: Dando Asas ao Espírito Empreendedor. 2º Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

KOTLER, P. Administração de Marketing: Analise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Atlas,1998, p.27-226.

LONGENECKER, Justin G; MOORE, Carlos W; PRETTY J William. Tradução: Maria Lucia G. L. Rosa e Sidney Stancatti. Administração de Pequenas Empresas: Ênfase na Gerencia Empresarial. São Paulo. Makron Books, 1997.

MAPA. Crescimento da renda aumenta demanda por alimentos no Brasil. Disponível em:< http://ww.agricultura.gov.br/ comunicacao/noticias / 2013 /10/ crescimento-da-rendaaumenta-demanda- por-alimentos-no-brasil>. Acesso em: 05 jul. 2019.

SEBRAE. Como Elaborar um Plano de Negócio. Disponível em: < http:// www.Sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/COMO% 20 ELABORAR %20UM%20PLANO_ baixa.pdf >. Acesso em: 01 mai. 2019.

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Publié-e

2020-08-24

Comment citer

Monteiro da Silva Kalvelage, P., Patrícia Petris, J., & Silva, E. da. (2020). Prestação de serviços técnicos para empresas de bebidas. Revista Húmus, 10(29). Consulté à l’adresse http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/14506

Numéro

Rubrique

Perspectivas do Desenvolvimento Regional