O teletrabalho integral e compulsório durante a pandemia da COVID-19 tornará a justiça da 4ª região mais sustentável?

Autores/as

  • Carolina Medeiros Bahia Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Erika Giovanini Reupke Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n35.2022.1

Palabras clave:

sociedade de consumo, sociedade de risco, teletrabalho, pandemia da Covid-19, sustentabilidade da Justiça Federal da 4ª Região

Resumen

O presente estudo, partindo da caracterização da sociedade de consumo de Zygmund Bauman e da Sociedade de Risco de Ulrich Beck, pretende analisar os efeitos sociais e ambientais negativos gerados por esses modelos de sociedade e, a partir dos referidos aportes teóricos, investigar se a adoção do teletrabalho integral e compulsório durante a pandemia da Covid-19 tornou a Justiça Federal da 4ª Região mais sustentável. Para tanto, emprega o método indutivo, com pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, além da análise da legislação pertinente ao tema e conclui que, na realidade pós-pandemia, o teletrabalho deve se consolidar como mais uma forma de trabalho disponível a magistrados e servidores, possibilitando a redução de poluentes e a economia de bens e serviços e tornando o trabalho no âmbito da Justiça Federal da 4ª Região mais sustentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Medeiros Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2002), mestrado (2004) e doutorado em em Direito, Estado e Sociedade, sub-área Direito e Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professora Adjunto C, nível III, do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos cursos de graduação, mestrado acadêmico e mestrado profissional, membro do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental na Sociedade de Risco (GPDA) e Diretora do Instituto "O Direito Por Um Planeta Verde". Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito do Consumidor e Direito Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade de massa e hiperconsumo - responsabilidade no âmbito da relações de consumo - responsabilidade civil ambiental.

Erika Giovanini Reupke, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Acesso à Justiça e Formas Alternativas de Resolução de Conflitos. Professora da Escola Superior da Magistratura Federal de Santa Catarina (ESMAFESC) e da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC) em Direito Administrativo. Juíza Federal, atualmente lotada na 2ª Turma Recursal de Florianópolis.

Publicado

2022-05-12

Cómo citar

Bahia, C. M., & Reupke, E. G. (2022). O teletrabalho integral e compulsório durante a pandemia da COVID-19 tornará a justiça da 4ª região mais sustentável?. Revista Húmus, 12(35). https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n35.2022.1

Número

Sección

Perspectivas do Desenvolvimento Regional