v. 16, n. 2, maio/ago. 2023

Imagem de Capa da Edição Número 2 de 2023
Publicado: 2023-07-13

Editorial

Artigos

  • Contribuições da educação popular para o trabalho de desconstrução do bolsonarismo no Brasil

    Maurício Mogilka
    14-32
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.21
  • Políticas curriculares da Educação Básica no Brasil uma reflexão sobre o avanço do neotecnicismo na Base Nacional Comum Curricular e no Novo Ensino Médio

    Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Rodrigo Pivetta Werlang, Diego Bechi
    33-60
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.22
  • Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil

    Marco Antônio de Oliveira Gomes, José Claudinei Lombardi, Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares
    61-86
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.23
  • Atuação da política de transporte escolar no município de Cuitegi/PB contribuições para o acesso e permanência

    Larissa Amaro dos Santos, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
    87-114
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.24
  • Transtorno do espectro autista em questão debates acerca da inclusão no ensino regular

    Cristiane Gomes, Elaine Conte
    115-146
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.25
  • Educação, emancipação, desenvolvimento e alteridades um diálogo contemporâneo

    Antônio Dias Nascimento, Anaéli Silva Bastos
    147-167
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.26
  • A miséria do saber considerações sobre a Reforma do Ensino Médio em tempos de crise prolongada do capital

    Helton Messini da Costa
    168-198
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.27
  • Competências Pedagógicas em Masetto um estudo bibliométrico

    Estela Maris Giordani, Nandria Scherer, Thays Corrêa Ramires
    199-221
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.28
  • Formação de professores para a educação profissional e tecnológica adversidades e instrumentalidade

    Josimar de Aparecido Vieira, Daize Duarte Sampaio, Gisele Santos de Oliveira
    222-248
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.29
  • Educação Física no ensino remoto contribuições e reflexões a partir do estágio supervisionado

    Renan Santos Furtado, Elane Cristina Pinheiro Monteiro
    249-274
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.30
  • A permanência estudantil em universidades privadas para alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni)

    André Pires, Maynara de Oliveira Ribeiro, Henrique Prinhorato
    275-301
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.31
  • Reforma do Ensino Médio e a identidade profissional dos professores dos Institutos Federais um estudo de revisão sistemática

    Solema Sanches Valverde, Maria de Lourdes Ramos da Silva
    302-331
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.32
  • Interações discursivas em uma prática de educação ambiental a (des)autorização para participação nos debates públicos

    Lisiane Abruzzi de Fraga, Dalva Maria Bianchini Bonotto
    332-360
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.33
  • As narrativas de jovens universitários das camadas populares sobre suas trajetórias escolares

    Celecina de Maria Veras Sales, Francisca Lidiane Araújo de Souza
    361-391
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.34
  • Inclusão dos estudantes com deficiência visual no ensino superior como objeto de estudo dos grupos de pesquisa de educação especial e educação inclusiva

    Elisabete Cristina Pereira Eches
    392-417
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.35
  • A monumentalização de Felipe Tiago Gomes na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (1943-1994)

    Arthur Rodrigues de Lima, Fabiana Sena
    418-437
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.36
  • O conhecimento ancestral dos profetas da chuva e sua continuidade ameaçada onde entra a escola?

    Yls Rabelo Câmara
    438-465
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.37

Edição Completa