Educação Física no ensino remoto

contribuições e reflexões a partir do estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.30

Palavras-chave:

estágio supervisionado, ensino remoto, Educação Física

Resumo

O presente estudo trata da especificidade da prática pedagógica em Educação Física no chamado ensino remoto a partir da contribuição do estágio supervisionado no processo de formação de professores colaboradores, em conjunto com estagiários do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Castanhal. Em termos de objetivo, este texto busca refletir sobre as características e implicações da prática pedagógica da Educação Física no ensino remoto. A partir de um conjunto de fontes bibliográficas, documentais e dos apontamentos de 12 estagiários, registrados por via de uma atividade escrita, sinalizamos que embora possam existir possibilidades de práticas críticas e inovadoras nesse modelo de ensino, devido à especificidade do conhecimento da Cultura Corporal de Movimento como saber orgânico e da dificuldade para a experiência formativa no contexto remoto, a efetivação da aula de Educação Física, em sua plenitude, foi prejudicada nesse formato de ensino.

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Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Professor da Escola de Aplicação da UFPA. Integrante do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA).

Elane Cristina Pinheiro Monteiro , Universidade Federal do Pará

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Escola de Aplicação da UFPA. Integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica (GPRAPE).

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

FURTADO, Renan Santos; MONTEIRO , Elane Cristina Pinheiro.
Educação Física no ensino remoto: contribuições e reflexões a partir do estágio supervisionado
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 249–274, 13 Jul 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 9 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos