Educação, emancipação, desenvolvimento e alteridades

um diálogo contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.26

Palavras-chave:

emancipação, educação, alteridades

Resumo

Este artigo lança um olhar exploratório sobre os temas da educação, emancipação, desenvolvimento, contemporaneidade e alteridades. Nesse percurso, divide-se em três partes: inicialmente explora como a desconstrução das grandes narrativas de legitimação, construídas na modernidade, fornece elementos para contribuir para a visão emancipatória da educação. Na segunda parte, resgata o enfrentamento do modo de produção capitalista e o caráter formativo dos movimentos sociais como perspectiva da educação para a emancipação, trazendo à luz questões relacionadas ao desenvolvimento local. Na terceira seção, aborda a educação para a emancipação na contemporaneidade a partir do prisma das alteridades, com base ética. Por fim, chega-se à conclusão de que estas três dimensões atuam de maneira complementar, tendo o diálogo como substância essencial do processo educativo na perspectiva emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônio Dias Nascimento, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Sociologia com ênfase em Educação Popular pela The University of Liverpool, Inglaterra. Pós-doutor em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade do Departamento de Educação, do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Contemporaneidade.

Anaéli Silva Bastos, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Contemporaneidade.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. Tradução de João Rezende Costa. 2ª. ed. São Paulo: Paulus, 2003.

CONTRERAS, Joan Picas. La construcción social del subdesarrollo y el discurso del desarrollo. In: BRETÓN, Victor; GARCÍA, Francisco; ROCA, Albert (orgs.). Los limites del desarrollo: modelos, ‘rotos’ y modelos ‘por construir’ em América Latina y África. Barcelona: Icaria, 1999.

CUNHA, Ricardo. Modernidade, Pós-Modernidade e Emancipação na Perspectiva da Ética da Alteridade. Revista Direito & Práxis, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, 2018.

DOWBOR, Ladislau. Educação e desenvolvimento local. [S.l.], 2006.

DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, jan-abr 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. 5ª. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

GOERGEN, Pedro. Educação e diálogo. Maringá: Eduem, 2010.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 8ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LIMA JÚNIOR, Arnaud Soares. Educação e Contemporaneidade. In: LIMA JÚNIOR, Arnaud Soares; ANDRADE, Dídima Maria de Mello (Orgs). Educação e Contemporaneidade: contextos e singularidades. Curitiba: CRV, 2015.

LYOTARD, Jean François. A Condição Pós-Moderna. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

RIBEIRO, Débora. Educação e emancipação: justiça social e cognitiva. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 13, n. 1, jan./abr. 2020.

ROUANET, Sérgio Paulo. Iluminismos e contra-iluminismos: sobre a modernidade e seu projeto inacabado. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas (org.). Textos de Cultura e Comunicação, NICOM UFBA, Salvador, n. 29, 1993.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SANTOS, Boaventura de Souza. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo: Ediciones Trilce, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 63, p. 237-280, out. 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa; RODRIGUEZ, Cesar. Introdução: para ampliar o cânone da produção. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Porto: Afrontamento, 2003.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.

SAQUET, Marcos Aurélio. Território: a abordagem territorial e suas implicações nas dinâmicas do desenvolvimento. IGEPEC, Toledo, v. 23, edição especial, p. 25-39, 2019.

SOUZA, Heron Ferreira; SANTOS, Aline de Oliveira Costa; MUTIM, Avelar Luiz Bastos. Educação profissional, territórios e resistências: diálogos com Paulo Freire. Recife: Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas, 2021.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

NASCIMENTO, Antônio Dias; BASTOS, Anaéli Silva.
Educação, emancipação, desenvolvimento e alteridades: um diálogo contemporâneo
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 147–167, 13 Jul 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 1 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)