Educação, emancipação, desenvolvimento e alteridades
um diálogo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.26Palavras-chave:
emancipação, educação, alteridadesResumo
Este artigo lança um olhar exploratório sobre os temas da educação, emancipação, desenvolvimento, contemporaneidade e alteridades. Nesse percurso, divide-se em três partes: inicialmente explora como a desconstrução das grandes narrativas de legitimação, construídas na modernidade, fornece elementos para contribuir para a visão emancipatória da educação. Na segunda parte, resgata o enfrentamento do modo de produção capitalista e o caráter formativo dos movimentos sociais como perspectiva da educação para a emancipação, trazendo à luz questões relacionadas ao desenvolvimento local. Na terceira seção, aborda a educação para a emancipação na contemporaneidade a partir do prisma das alteridades, com base ética. Por fim, chega-se à conclusão de que estas três dimensões atuam de maneira complementar, tendo o diálogo como substância essencial do processo educativo na perspectiva emancipatória.
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