Contribuições da educação popular para o trabalho de desconstrução do bolsonarismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.21Palavras-chave:
fascismo, bolsonarismo, educação popular, democraciaResumo
No segundo semestre de 2022 praticamente todo o campo progressista e parte expressiva da sociedade brasileira desejavam o fim do governo Bolsonaro. Isto é compreensível: trata-se de um governo que espoliou a cidadania brasileira. Contudo, não podemos esquecer que o fim do governo Bolsonaro provavelmente não será o fim do bolsonarismo, esta nova versão do fascismo brasileiro. Pois o bolsonarismo está enraizado em vários setores do estado e da sociedade brasileira, além do governo federal. Este artigo analisa este contexto, e partindo dele, pretende mostrar que o paradigma de intervenção social denominada Educação popular é uma das adequadas e potentes abordagens para fortalecer o trabalho coletivo de desconstrução do fascismo e de reconstrução da nossa frágil democracia. A opção metodológica utilizada na produção do artigo foi uma proposta reflexivo-existencial, ou seja, uma reflexão rigorosa sobre a experiência do autor com a intervenção social.
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