Contribuições da educação popular para o trabalho de desconstrução do bolsonarismo no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.21

Palavras-chave:

fascismo, bolsonarismo, educação popular, democracia

Resumo

No segundo semestre de 2022 praticamente todo o campo progressista e parte expressiva da sociedade brasileira desejavam o fim do governo Bolsonaro. Isto é compreensível: trata-se de um governo que espoliou a cidadania brasileira. Contudo, não podemos esquecer que o fim do governo Bolsonaro provavelmente não será o fim do bolsonarismo, esta nova versão do fascismo brasileiro. Pois o bolsonarismo está enraizado em vários setores do estado e da sociedade brasileira, além do governo federal. Este artigo analisa este contexto, e partindo dele, pretende mostrar que o paradigma de intervenção social denominada Educação popular é uma das adequadas e potentes abordagens para fortalecer o trabalho coletivo de desconstrução do fascismo e de reconstrução da nossa frágil democracia. A opção metodológica utilizada na produção do artigo foi uma proposta reflexivo-existencial, ou seja, uma reflexão rigorosa sobre a experiência do autor com a intervenção social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maurício Mogilka, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (FE/UFBA). Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua na extensão universitária, com assessoria e formação em projetos, organizações e movimentos sociais.

Referências

DUSSEL, Enrique. Filosofia da libertação: crítica à ideologia da exclusão. São Paulo: Paulus, 2005.

DUSSEL, Enrique. Ética da libertação: na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MARX, Karl. O capital. São Paulo: Difel, 1985.

MOGILKA, Maurício. Extrema-direita, campo progressista e reconstrução da democracia no Brasil. (Em análise para publicação). 2022.

MOGILKA, Maurício. Ascensão da extrema-direita e reconstrução do campo progressista no Brasil. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP. Macapá, v. 13, n. 4, p. 373-474, jul./dez. 2020.

MOGILKA, Maurício. Governos progressistas na América Latina e seus impasses em contexto neoliberal. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP. Macapá, v. 12, n. 2, p. 75-87, jul./dez. 2019).

MOGILKA, Maurício. Repensar a democracia. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP. Macapá, v.7 n. 1, p. 61-81, jan.-jun. 2014.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

MOGILKA, Maurício.
Contribuições da educação popular para o trabalho de desconstrução do bolsonarismo no Brasil
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 14–32, 13 Jul 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos