Inclusão dos estudantes com deficiência visual no ensino superior como objeto de estudo dos grupos de pesquisa de educação especial e educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.35Palavras-chave:
inclusão de estudantes com deficiência visual, inclusão no ensino superior, grupos de pesquisaResumo
Este artigo se origina de uma pesquisa de mestrado. Objetiva analisar os grupos de pesquisa brasileiros de educação especial e de educação inclusiva e os currículos lattes dos líderes desses grupos tentando verificar se existem interesses ou estudos voltados para a inclusão de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior. As buscas foram desenvolvidas nas páginas dos grupos de pesquisa dentro do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil e nos Currículos Lattes dos líderes desses grupos dentro da Plataforma Lattes. Constatou-se que apenas um grupo trata sobre inclusão de estudantes com deficiência visual e inclusão no ensino superior, sem fazer correlação entre esses dois assuntos no espelho dessas páginas. Também se verificou que a área de maior atuação dos grupos e de maior formação dos líderes é a educação. Do mesmo modo, averiguou-se que os líderes desses grupos possuem poucos estudos sobre inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino superior.
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