Inclusão dos estudantes com deficiência visual no ensino superior como objeto de estudo dos grupos de pesquisa de educação especial e educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.35

Palavras-chave:

inclusão de estudantes com deficiência visual, inclusão no ensino superior, grupos de pesquisa

Resumo

Este artigo se origina de uma pesquisa de mestrado. Objetiva analisar os grupos de pesquisa brasileiros de educação especial e de educação inclusiva e os currículos lattes dos líderes desses grupos tentando verificar se existem interesses ou estudos voltados para a inclusão de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior. As buscas foram desenvolvidas nas páginas dos grupos de pesquisa dentro do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil e nos Currículos Lattes dos líderes desses grupos dentro da Plataforma Lattes. Constatou-se que apenas um grupo trata sobre inclusão de estudantes com deficiência visual e inclusão no ensino superior, sem fazer correlação entre esses dois assuntos no espelho dessas páginas. Também se verificou que a área de maior atuação dos grupos e de maior formação dos líderes é a educação. Do mesmo modo, averiguou-se que os líderes desses grupos possuem poucos estudos sobre inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino superior.

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Biografia do Autor

Elisabete Cristina Pereira Eches, Instituto Federal do Paraná

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda em educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Câmpus Marília. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Membro do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais.

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

ECHES, Elisabete Cristina Pereira.
Inclusão dos estudantes com deficiência visual no ensino superior como objeto de estudo dos grupos de pesquisa de educação especial e educação inclusiva
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 392–417, 13 Jul 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 8 mai 2024.

Edição

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Artigos