Desdobramentos da relação entre gestão escolar e família dos educandos: uma metanálise de estudos publicados entre 2009 e 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p558-578

Palavras-chave:

Gestão Escolar. Família e Escola. Metanálise.

Resumo

Neste artigo, realizamos uma metanálise da produção científica acerca das relações estabelecidas entre gestão escolar e famílias dos educandos no âmbito educacional. Para tanto, utilizamos a base de dados da Web Of Science como fonte para a coleta de informações. Foram catalogados, no período entre 2009 e 2019, 40 artigos relacionados ao tema, os quais foram avaliados por meio do software VOSViewer e da análise de conteúdo. Como resultados, assinalamos a baixa interação da temática entre os autores pesquisados, uma vez que existem discrepâncias de pensamento sobre o processo de gestão escolar e sobre a relação institucional com a família. Nesse sentido, observamos que muitas ações são regidas pelos profissionais gestores, que são os profissionais capazes de executar um modelo de educação transformadora da realidade em que atuam, sobretudo no que diz respeito à participação familiar nesse processo de transformação. Contudo, com base nos dados levantados, notamos que a relação gestão escolar e família de educandos não se conectam devido à monopolização da administração escolar, que por sua vez impede uma gestão compartilhada e participativa na escola.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Família e Escola.  Metanálise.

Developments in the relationship between school management and the educational family: a metanalysis of studies published between 2009 and 2019

ABSTRACT 

In this article, we conducted a meta-analysis of scientific production about the relationships established between school management and the students' families in the educational field. For this, we used the Web Of Science database as a source for collecting information. Between 2009 and 2019, 40 articles related to the topic were cataloged, which were evaluated using the VOSViewer software and content analysis. As a result, we point out the low interaction of the theme among the researched authors, since there are discrepancies in thinking about the school management process and about the institutional relationship with the family. In this sense, we observe that many actions are governed by professional managers, who are professionals capable of implementing a model of education that changes the reality in which they work, especially with regard to family participation in this transformation process. However, based on the data collected, we note that the relationship between school management and the family of students does not connect due to the monopolization of school administration, which in turn prevents shared and participative management at school.

Keywords: School Management. Family and School. Metanalysis.

Avances en la relación entre la gestión escolar y la familia educativa: metanálisis de estudios publicados entre 2009 y 2019

RESUMEN

En este artículo realizamos un metaanálisis de producción científica sobre las relaciones que se establecen entre la gestión escolar y las familias de los estudiantes en el ámbito educativo. Para eso, usamos la base de datos de Web Of Science como fuente para recopilar información. Entre 2009 y 2019 se catalogaron 40 artículos relacionados con el tema, los cuales fueron evaluados mediante el software VOSViewer y análisis de contenido. Como resultado, señalamos la baja interacción del tema entre los autores investigados, ya que existen discrepancias en el pensamiento sobre el proceso de gestión escolar y sobre la relación institucional con la familia. En este sentido, observamos que muchas acciones están regidas por gestores profesionales, quienes son profesionales capaces de implementar un modelo de educación que cambie la realidad en la que trabajan, especialmente en lo que respecta a la participación familiar en este proceso de transformación. Sin embargo, a partir de los datos recogidos, observamos que la relación entre la gestión escolar y la familia de los alumnos no se conecta debido a la monopolización de la gestión escolar, que a su vez impide la gestión compartida y participativa en la escuela.

Palabras clave: Gestión Escolar. Familia y Escuela. Metaanálisis.

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Biografia do Autor

Valdirene Eliane Bailon Souza

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda na linha de pesquisa Famílias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social pelo programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da UFV. Integrante dos grupos de pesquisa Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade, do PPGED / UFV e do grupo de pesquisa Políticas Públicas e a formação de profissionais da Educação (GEPPFOR), do DPE/UFV.  

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Doutora pela Université Paris Descartes (Sorbonne). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenadora do grupo de pesquisa Políticas Públicas e a formação de profissionais da Educação (GEPPFOR). 

Maria de Lourdes Mattos Barreto, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenadora do grupo de pesquisa  Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade. 

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

SOUZA, Valdirene Eliane Bailon; MELLO, Rita Márcia Andrade Vaz de; BARRETO, Maria de Lourdes Mattos.
Desdobramentos da relação entre gestão escolar e família dos educandos: uma metanálise de estudos publicados entre 2009 e 2019
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 2, p. p.558–578, 8 Jul 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17243. Acesso em: 24 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos