APRENDIZADO BILÍNGUE E LINGUAGEM ESCRITA: desenvolvimento de habilidades metalinguísticas

Autores

  • Girlane Moura Hickmann Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-5960-7478
  • Sandra Regina Kirchner Guimarães Universidade Federal do Paraná
  • Adolfo Antonio Hickmann Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p156-169

Palavras-chave:

Pensamento e Linguagem. Habilidades metalingüísticas. Bilinguismo. Leitura e Escrita.

Resumo

 

Resumo: Nos últimos anos, a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças bilíngues tem atraído crescente interesse de profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da linguagem escrita bem como no desenvolvimento cognitivo. A linguagem faz parte de todo o processo de desenvolvimento humano e está presente nas relações estabelecidas no decorrer da vida. As discussões sobre a aprendizagem da linguagem oral e escrita estão sempre em aberto para novas possibilidades. Este artigo teve como objetivo empreender uma revisão de literatura sobre as habilidades metacognitivas e suas contribuições para o desenvolvimento da linguagem escrita na língua materna pelas crianças bilíngues. Os estudos foram analisados a partir da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e sugerem que a criança bilíngue apresenta ganhos em relação às funções superiores, como: a atenção, a memória, a linguagem oral (receptiva e expressiva), bem como maior desenvolvimento das habilidades metacognitivas de planejamento, monitoramento e controle intencional dos tratamentos linguísticos. Identificou-se que o desenvolvimento propiciado pela aprendizagem de uma segunda língua deve-se justamente às atividades reflexivas promovidas pelo processo de ensino-aprendizagem de habilidades metalinguísticas, que possibilitam a progressiva tomada de consciência de aspectos relativos à pragmática, fonologia, morfologia, sintaxe e semântica da linguagem. Assim, tendo em vista seu potencial de promover conhecimentos linguísticos explícitos, conclui-se que o bilinguismo é um fator propulsor do crescente domínio da capacidade de leitura e escrita na língua materna.

Palavras-chave: Pensamento e Linguagem. Habilidades metalingüísticas. Bilinguismo. Leitura e Escrita.


BILINGUAL LEARNING AND WRITTEN LANGUAGE: development of metalinguistic skills

Abstract: In recent years, the learning processes of reading and writing skills of bilingual children have attracted growing interest from professionals involved in the language teaching and learning processes and also in cognitive development.  Language is part of the whole process of human development and it is present in relationships established in the course of everyone's life. The discussions about the process of oral and written language are always open to new possibilities. This article aimed to undertake a literature review on metacognitive skills and their contributions to the development of written language in the mother tongue of bilingual children. The studies were analysed from Cognitive Developmental Psychology perspective and suggest that bilingual children show gains in relation to superior psychological functions, such as attention, memory, verbal language (receptive and expressive) and  greater development of metacognitive skills of planning capacity, monitoring and intentional control of linguistic treatments. It was identified that the development brought about by learning a second language is right due to reflective activities promoted by the teaching-learning metalinguistic skills process, which enable the progressive awareness of aspects of pragmatics, phonology, morphology, syntax and semantics. Thus, in view of its potential to promote explicit language knowledge, one may conclude that bilingualism is a driving factor in the growing mastery of reading and writing skills in the mother tongue.

Keywords: Thought and language. Metalanguage skills. Bilingualism. Reading and writing.


EL APRENDIZAJE BILINGÜE Y EL LENGUAJE ESCRITO: desarrollo de las habilidades metalingüísticas 

Resumen: En los últimos años, el aprendizaje de la lectura y de la escritura de los niños bilingües han atraído creciente interés de los profesionales involucrados en el proceso la enseñanza y aprendizage de del lenguaje escrito, así como en el desarrollo cognitivo. El lenguaje hace parte de todo el proceso de desarrollo humano y está presente en las relaciones que se establecen a lo largo de la vida. Las discusiones sobre el lenguaje oral y escrito siempre están abiertos a nuevas posibilidades. Este artículo tiene como objetivo realizar una revisión de la literatura sobre las habilidades metalingüísticas y sus contribuciones al desarrollo de la lengua escrita en la lengua materna de los niños bilingües. Se analizaron los estudios desde la perspectiva de la psicología del desarrollo cognitivo y sugieren que los niños bilingües muestran ganancias en relación con las funciones superiores, como la atención, la memoria, el lenguaje verbal (receptivo y expresivo) y un mayor desarrollo de las habilidades metacognitivas, la planificación, el seguimiento y el control de los tratamientos lingüísticos intencionales. Se identificó que el desarrollo provocado por el aprendizaje de una segunda lengua es debido justamente a las actividades de reflexión promovidas por el proceso de enseñanza-aprendizaje de habilidades metalingüísticas, lo que permite la progresiva toma de conciencia de los aspectos de la pragmática, fonología, morfología, sintaxis y semántica del lenguaje. Por lo tanto, en vista de su potencial para promover el conocimiento explicito de idiomas, se concluye que el bilingüismo es un factor de propulsión en el creciente campo de la lectura y de la escritura en la lengua materna.

Palabras clave: Pensamiento y Lenguaje. Habilidades metalingüísticas. Bilingüismo. Lectura y Escrita.

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Biografia do Autor

Girlane Moura Hickmann, Universidade Federal do Paraná

Mestre e Doutoranda em Educação na área de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela UFPR; Graduada e Especialista em Língua e Literatura Inglesa pela FIJ-RJ; Educadora com experiência no processo de ensino-aprendizagem de idiomas, em negociações e mediação de conflitos; Pesquisadora das interações professor/aluno, estilos de liderança de educadores, motivação para aprendizagem; aquisição, aperfeiçoamento e dificuldades da leitura e da escrita. Professora de inglês e produtora de material didático; Tradutora e Intérprete; Líder Coach

Sandra Regina Kirchner Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas; Professora aposentada como Associada II, atualmente permanece como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/ UFPR. Líder do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Atua principalmente nos temas: aprendizagem inicial e aperfeiçoamento da linguagem escrita, habilidades metacognitivas e metalinguísticas, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita.

 

Adolfo Antonio Hickmann, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Salesiana Dom Bosco - FSDB; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Setor de Educação da UFPR, Brasil. Tem experiência nas áreas de Ensino de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino e estudos da Língua e Literatura Portuguesa, gramática e produção textual, e de Metodologia do Ensino Superior. Trabalhou no Centro Educacional Adalberto Valle (Manaus, 2007-2011). Foi professor universitário de Língua Portuguesa, no Departamento de Letras - UFAM (Manaus, 2007-2009); Atuou como professor universitário da Faculdade de Direito da ESBAM (Manaus, 2011-2012); Foi membro do Núcleo de Estudos em Pedagogia Social NEPS/UFPR (Curitiba, 2013). Foi representante discente PPGE/UFPR (Curitiba, 2014-2015). Atualmente, exerce as seguintes atividades: professor do curso de Especialização em Assessoria Linguística - ITECNE (Curitiba, 2014-); professor de Produção Textual - Colégio Bom Jesus (Curitiba, 2015-). É doutorando em Educação - PPGE/UFPR - tema de pesquisa: AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA. Linha de Pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Grupo de Pesquisa: Educação Preventiva Integral. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, relações interpessoais, Teoria Histórico-Cultural, Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, emoções, vivências, interações, desenvolvimento humano na adolescência, prevenção das violências na escola.

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Publicado

2017-09-03

Como Citar

Hickmann, G. M., Guimarães, S. R. K., & Hickmann, A. A. (2017). APRENDIZADO BILÍNGUE E LINGUAGEM ESCRITA: desenvolvimento de habilidades metalinguísticas. Cadernos De Pesquisa, 24(2), 156–169. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p156-169

Edição

Seção

Artigo de Revisão