PRÁTICAS FAMILIARES DE LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n3p279-306Palavras-chave:
Leitura, Práticas familiares de leitura, Competências de leitura em criançasResumo
Este estudo revisou os resultados de pesquisas empíricas que focalizaram as relações entre as práticas familiares de leitura e o desenvolvimento da competência leitora das crianças. A revisão sistemática seguiu as etapas postuladas pelo protocolo PRISMA. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, foram selecionadas e analisadas 38 pesquisas, a maioria (34 pesquisas) encontradas nas seguintes bases de dados: ERIC, Periódicos CAPES e PsycINFO. Além dessas, foram incluídos na revisão outros quatro estudos citados pelas pesquisas selecionadas. Eles demonstraram estar de acordo com os critérios estabelecidos. Os resultados das pesquisas mostram relações entre aspectos sociodemográficos – tais como o nível socioeconômico e a instrução acadêmica dos pais – com a aprendizagem inicial e aperfeiçoamento da leitura. Entre as conclusões dos estudos, identificou-se que o estímulo à leitura proveniente do ambiente familiar está relacionado com o letramento e a competência em leitura. Conhecer essas relações pode subsidiar políticas públicas voltadas à educação infantil e aos anos inicias do Ensino Fundamental, bem como o desenvolvimento de atividades curriculares que devem ser destacadas nos projetos político-pedagógicos das escolas.
Palavras-chave: Leitura. Práticas familiares de leitura. Competências de leitura em crianças.
FAMILY PRACTICES OF READING AND THE DEVELOPMENT OF THE COMPETENCE OF THE READER: a review of the literature
Abstract:
This study reviewed the results of empirical research that focused on the relationships between family reading practices and the development of reading competence in children. The systematic review developed in this study followed the steps suggested by the PRISMA protocol. Thus, after applying the established inclusion and exclusion criteria, 38 studies were selected and analyzed, most of them (34 papers) were found in the following databases: ERIC, Periódicos CAPES and PsycINFO. In addition, four other studies were included in the review, which were cited by the selected researches and demonstrated to agree with the established criteria. The research results show relationships between sociodemographic aspects - such as the socioeconomic level and the academic instruction of the parents - with the initial learning and improvement of the reading. Among the conclusions of the studies it was identified that the incentive to reading from the family environment is related to literacy and reading competence. Furthermore, these results can subsidize public policies destined to early childhood education and the early years of elementary education, as well as the development of curricular activities that should be highlighted in the political-pedagogical projects of schools.
Keywords: Reading, Family practices of reading, Reading skills in children.
PRÁCTICAS FAMILIARES DE LECTURA Y EL DESARROLLO DE LA COMPETENCIA DEL LECTOR: una revisión de la literatura
Resumen:
Este estudio revisó los resultados de investigaciones empíricas que enfocaron las relaciones entre las prácticas familiares de lectura y el desarrollo de la competencia lectora de los niños. La revisión sistemática siguió las etapas postuladas por el protocolo PRISMA. Después de la aplicación de los criterios de inclusión y exclusión establecidos, se seleccionaron y analizaron 38 investigaciones, la mayoría (34 artículos) encontrados en las siguientes bases de datos: ERIC, Periódicos CAPES y PsycINFO. Además de estas, se incluyeron en la revisión otros cuatro estudios, que fueron citados por las encuestas seleccionadas y demostraron estar de acuerdo con los criterios establecidos. Los resultados de las encuestas muestran relaciones entre aspectos sociodemográficos-tales como el nivel socioeconómico y la instrucción académica de los padres- con el aprendizaje inicial y el perfeccionamiento de la lectura. Entre las conclusiones de los estudios se identificó que el estímulo a la lectura proveniente del ambiente familiar está relacionado con el letramento y la competencia en lectura. Conocer estas relaciones puede subsidiar políticas públicas dirigidas a la educación infantil ya los años iniciales de la enseñanza fundamental, así como el desarrollo de actividades curriculares que deben ser destacadas en los proyectos político-pedagógicos de las escuelas.
Palabras clave: Lectura, Prácticas familiares de lectura, Competencias de lectura en niños.