Políticas de ações afirmativas para a educação básica

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DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.15

Palavras-chave:

ações afirmativas, desigualdade, desigualdade educacional, educação básica, políticas públicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como as políticas de ações afirmativas contribuem para a redução da desigualdade educacional brasileira e como se refletem. Com isso, busca-se ponderar sobre as políticas de promoção da inclusão (social, econômica, educacional e dos portadores de necessidades especiais) e da diversidade humana (étnico-racial, religiosa e de gênero) na educação escolar, após sua implementação a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Para melhor compreender como as instituições políticas extrativistas legitimam, justificam e estruturam
as desigualdades econômicas, sociais e educacionais fundamenta-se em Piketty (2004, 2012), Souza (2018),
Acemoglu e Robinson (2012) e Reinert (2016). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. O resultado principal demonstrou que o baixo nível de desempenho escolar, apontado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, é uma consequência direto/indireta da desigualdade educacional que afeta, principalmente, os estudantes das escolas públicas e alunos oriundos de famílias mais vulneráveis. Conclui-se que, na educação, as políticas de ações afirmativas são fundamentais na promoção da justiça educacional, social e desenvolvimento humano. Mas para isso é fundamental garantir a melhoria dos serviços públicos e uma educação escolar que assegure os padrões mínimos de qualidade e equidade, e que proporcione acesso, permanência e sucesso dos estudantes durante a trajetória na educação básica.  

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Biografia do Autor

Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação. Mestre em Psicologia da Educação. MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva. Especialista em Supervisão, Orientação, Gestão da Educação Básica e Inspeção Escolar. Licenciatura em Ciências Biológicas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas da UNIT.

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Publicado

2024-08-13

Como Citar

GUSMÃO, Fábio Alexandre Ferreira.
Políticas de ações afirmativas para a educação básica
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–29, 13 Ago 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20078. Acesso em: 19 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos