ENTRE BRECHAS E BIFURCAÇÕES A DIDÁTICA SEGUE EM MOVIMENTO E EM CONTRAPOSIÇÃO AO NEOLIBERALISMO/NEOTECNICISMO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.46

Mots-clés :

Educação, didática, formação de professores, rupturas paradigmáticas

Résumé

Neste artigo, apresentam-se, de modo conjugado, resultados de três pesquisas de cunho teórico e empírico intituladas: “Trabalho docente e pedagogia universitária sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade” (CEP-UFG nº 331/2011-2015); “Formação de professores e didática emergente” (CEP-UFG PI02868/2018-2023); e “Campo didático em contraposição ao neoliberalismo e ao neotecnicismo: apontamentos sobre perspectivas interculturais, complexas, transdisciplinares e sensíveis” (UFNT, 2021). A introdução se dá ao se apresentarem conceitos de Complexidade (MORIN, 2011) e de Multirreferencialidade (ARDOINO, 1995, 1998) e, na sequência, expõem-se quatro didáticas críticas emergentes que dialogam com tais conceitos: Didática Intercultural (CANDAU, 2021), Didática multidimensional (PIMENTA, 2021), Didática Complexa e Transdisciplinar (SUANNO, 2015) e Didática Sensível (D’ÁVILA, 2018, 2021). Essas perspectivas são distintas, havendo algumas aproximações por conceberem educação como prática social em perspectiva emancipadora. Além disso, anunciam rupturas paradigmáticas e outras vias e sentidos para ressignificar e reorganizar a educação, o ensino e a formação de professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutora pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidad de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006) revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana UH (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo d e Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698 - DGP/CNPq. Membro da Diretoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática - CEPED. Membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ANDIPE (Representante do Centro-Oeste). Membro da Diretoria da Rede Internacional de Escolas Criativas (Acordo de Cooperação Internacional com 17 instituições). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação FE/UFG. Membro da Asociación de Escuelas Creativas ADEC (Barcelona/ES). Membro dos Grupos de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade Ecotransd/UCB.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/7736117519324293. E-mail: marilzasuanno@uol.com.br

Références

FREIRE, Ana Maria Araújo. Inédito viável. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.) Dicionário Paulo Freire. 2. ed., rev. amp. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 396-400

ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, J. G. (coord.). Multirreferencialidade nas ciências sociais e na educação. São Carlos: UFScar, 1998. p. 29-41.

ARDOÍNO, J. L’approche multireferentielle (plurielle) des situationes educatives et formatives. In: 25 ans des Sciences de l’education. Bourdeaux 1967-1992. Paris. INRP - Institut National de la Recherche Péda-gogique. 1992, p. 103-130.

ARDOINO, J. Multiréferentielle (analyse). In: Le directeur et l’intelligence de l’organization: Repéres et notes de lectura. Ivry: ANDESI, 1995. p. 7-9.

BARBOSA, Joaquim G. (coord.). Multirreferencialidade nas ciências sociais e na educação. São Carlos: UFScar, 1998.

BOFF, Leonardo. As quatro ecologias: ambiental, política e social, mental, integral. Rio de Janeiro: Mar de Ideias, 2012.

CANDAU, V. M. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, p.240-255, jul./dez., 2011.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v.13, n. 37, 2008.

CANDAU, V. M. Educação Escolar e Cultura(s): multiculturalismo, universalismo e currículo; In: ________. (Org.) Didática: questões contemporâneas. Rio de Janeiro: Ed. Forma & Ação, 2009.

CANDAU, Vera Maria (Org). Didática crítica intercultural – aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CANDAU, Vera Maria. Educação Intercultural: entre afirmações e desafios. In: CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flávio. Currículos, Disciplinas Escolares e Culturas. Petrópolis: Vozes, 2014.

CANDAU, Vera Maria. Educação Intercultural: entre tensões e buscas. Aula Magna do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias PPG - IELT/UEG. Anápolis, 2018.

CANDAU, Vera. Didática novamente em questão: fazeres-saberes pedagógicos em diálogos, insurgências e políticas. In: CRUZ, Giseli Barreto da Cruz; FERNANDES, Claudia; CANDAU, Vera Maria. Didática e fazeres-saberes pedagógicos. São Paulo: Vozes, 2020. 33-47 p.

CANDAU, Vera. Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 28-44

CANDAU, Vera. Educação e didática crítica intercultural. YouTube UFG Oficial. Live Série Didática e Questões Contemporâneas (PPGE/FE/UFG). Organização Marilza Suanno. 19/04/2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tP8LtzXID0c&list=PLTtVU0kdT_nI_i2vYJVBVMyeB6je_XcOS&index=3&t=24s Acesso em: 02/04/2022

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

D’ÁVILA, Cristina; ZEN, Giovana; GUERRA, Denise Moura. Formação espectral: do pensamento complexo ao raciovitalismo na formação de professores universitários. Polyphonía, v. 31/1, jan.-jun. 2020 245-263p. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/66941/35812. Acesso em 08/02/2021.

D'ÁVILA, Cristina. Didática do sensível: Uma inspiração raciovitalista. Tese para Professora Titular. Salvador, Bahia, Universidade federal da Bahia, 2018.

D'ÁVILA, Cristina. Didática Sensível. YouTube UFG Oficial. Live Série Didática e Questões Contemporâneas (PPGE/FE/UFG). Organização Marilza Suanno. 26/04/2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ffuu9kmCwcA&list=PLTtVU0kdT_nI_i2vYJVBVMyeB6je_XcOS&index=4&t=1287s Acesso em: 02/04/2022

D'ÁVILA, Cristina. Razão e sensibilidade na docência universitária. Em Aberto. Brasília. v. 29, n. 97, p. 103 -118, set./dez, 2016.

FARIA, L. R. A. A centralidade da didática na formação de professores: a crítica à didática crítica não é crítica. In: AROEIRA; PIMENTA. (org.). Didática e estágio. Curitiba: Appris Ed, 2018.

FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. (org.). Didática: embates contemporâneos. 3.ed. São Paulo: Loyola, 2014.

FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. Didática multidimensional: por uma sistematização con-ceitual. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 135, p. 539-553, abr./jun. 2016 .

FRANCO, M. A.; PIMENTA, S. G. Didática multidimensional: por uma sistematização conceitual. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 135, p. 539-553, abr./jun., 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALVANI, Pascal. A Autoformação, uma perspectiva transpessoal, transdisciplinar e transcultural. In: SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória M. de. Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: TRIOM, 2002.

GALVANI, Pascal. Pensamento complexo e criatividade ecoformadora: uma oficina transdisciplinar na Universidade Arkos. In: TORRE, Saturnino de La; ZWIEREWICZ, Marlene; FURLANETTO, Ecleide Cunico (Orgs.). Formação docente e pesquisa interdisciplinar: criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

LIBÂNEO, J. C. O ensino de didática, de metodologias específicas e de conteúdos do Ensino Fundamental: o caso dos cursos de Pedagogia no estado de Goiás. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 14-26. v. 1.

LIBÂNEO, José Carlos. Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez Editora, 2012. p. 35-60

LUCARELLI, Elisa. Teoría y prática em la universidad: La innovación em las aulas. Buenos Aires: Miño y Dávila Editora, 2009.

MAFFESOLI, Ml. Éloge de la raison sensible. Paris: Editora La Table Ronde, 2005.

MELO, GEOVANA Ferreira; PIMENTA, Selma Garrido. Princípios de uma didática multidimensional: um estudo a partir de percepções de pós-graduandos em educação. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 25, n. 2, abr./jun. 2018.

MORAES, Maria Cândida. Didática Complexa e Transdisciplinar. YouTube UFG Oficial. Live Série Didática e Questões Contemporâneas (PPGE/FE/UFG). Organização Marilza Suanno. 24/05/2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y1dqmQSA0uQ&list=PLTtVU0kdT_nI_i2vYJVBVMyeB6je_XcOS&index=8&t=785s Acesso em: 02/04/2022

MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação – novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.

MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Coleção Práxis. Campinas, SP: Papirus, 2015.

MORAES, Maria Cândida; TORRE, Saturnino de La. Sentipensar - Fundamentos e Estratégias para Reencantar a Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

MORAES, Maria Cândida; VALENTE, José Armando. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.

MORIN, Edgar. A noção de sujeito. In: SCHNITMAN, Dora Fried. (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução Eliane Lisboa. 3.ed. Porto Alegre: Sulinas, 2007.

MORIN, Edgar. La Vía. Para el futuro de la humanidade. Tradução Núria Petit Fontseré. Barcelona: Paidós, 2011.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.

PIMENTA, S. G.; FRANCO, M. A. S.; FUSARI, J. C. Didática multidimensional: da prática coletiva à construção de princípios articuladores. In: CAVALCANTI, M. M. D. et al. (org.). Didática e a prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. Fortaleza. EdUECE. Livro 4. 2015. p. 1-17.

PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da didática em movimento resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, Marco; ORLANDO, Cláudio; ZEN, Giovana (Orgs). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. E-book XIX ENDIPE/2018, Volume 1. Salvador: EDUFBA, 2019. 336 p. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30770. Acesso em: 04/12/2019.

PIMENTA, Selma Garrido. Didática crítica: movimento de resistência ao neotecnicismo neoliberal. YouTube UFG Oficial. Live Série Didática e Questões Contemporâneas (PPGE/FE/UFG). Organização Marilza Suanno. 10 de maio de 2021. 2h30min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MtCwExZQO8Q&list=PLTtVU0kdT_nI_i2vYJVBVMyeB6je_XcOS&index=6&t=199s Acesso em: 02/04/2022.

PINEAU, Gaston. (Org.). Investigaciones transdisciplinarias em formación. In: Jornada de Innovación Universitária: Transdisciplinaridad. Anais. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2006.

PINEAU, Gaston. (Org.). Investigaciones transdisciplinarias em formación. In: Jornada de Innovación Universitária: Transdisciplinaridad. Anais. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2006.

SEN, Amartya. O racha do multiculturalismo. Suplemento Mais. Folha de São Paulo; 17 de setembro 2006.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; PIMENTA, Selma Garrido. Versões do campo da Didática na Base Nacional Comum da Formação Docente no Brasil. Série-Estudos, Campo Grande, v. 25, n. 55, p. 117-131, set./dez. 2020. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2021.

SUANNO, Marilza V. R.; OLIVEIRA, Fabiane Lopes de; KARAJÁ, Vanessa Hatxu de Moura; OLIVEIRA, Sheila Santos de. Transdisciplinaridade na educação escolar indígena bilíngue e intercultural: escola como espaço de ciência com consciência e saberes ancestrais. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.43, 2021. Dossiê Escola como espaço de ciência com consciência: iniciativas transdisciplinares e escolas criativas. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5872 Acesso em 10/05/2022.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015. 493 p.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Educação & Transdisciplinaridade em tempo de Pandemia. Entrevista no Canal YouTube

TransPsicomotricidade Educacional e Clínica (22/06/2020). Moderação: Eduardo Costa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ewNFCBPtSiA&t=1161s. Acesso em:17/08/2020.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Projeto de Investigação-Ação-Formação Transdisciplinar do CEUARKOS (México) e suas estratégias metodológicas. Revista de Educação, Linguagem e Literatura – REVELLI, Dossiê Inovação, Tecnologias e Práticas Docentes, Vol. 11. 2019. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/issue/view/447 Acesso em: 10/07/2021.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; HOELZEL, Carlos Gustavo Martins. Biodesign uma ecoaprendizagem: conhecimento, consciência e novas relações com a vida. Electronic Journal of Research and Teaching (REID), (24), 33-45. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/5641/5031. Acesso em: 17/08/2021.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; OLIVEIRA, Fabiane Lopes de; KARAJÁ, Vanessa Hatxu de Moura; OLIVEIRA, Sheila Santos de. Transdisciplinaridade na educação escolar indígena bilíngue e intercultural: escola como espaço de ciência com consciência e saberes ancestrais. Revista Humanidades e Inovação. Edição Especial. v. 8 n. 43 (2021) Dossiê: Escola como espaço de ciência com consciência: iniciativas transdisciplinares e escolas criativas. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5872. Acesso em: 01/10/2021.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SILVA, Carlos Cardoso; MAGALHÃES, Wesley Brito; OLIVEIRA, Taynnara Rodrigues de. Educação, multiculturalismo e didática crítica intercultural. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; Silva, Carlos Cardoso; SUANNO, João Henrique; SANTOS, Lindalva Pessoni (Orgs.). Didática, multiculturalismo e interculturalidade crítica. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2020.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-29

Comment citer

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa.
ENTRE BRECHAS E BIFURCAÇÕES A DIDÁTICA SEGUE EM MOVIMENTO E EM CONTRAPOSIÇÃO AO NEOLIBERALISMO/NEOTECNICISMO
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 déc. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19601. Acesso em: 22 nov. 2024.