PROPOSTAS CURRICULARES DE HISTÓRIA EM PERSPECTIVA:

os currículos capixabas de 1975 e de 2009

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.4

Mots-clés :

Propostas Curriculares, Ensino de História, Espírito Santo, Ensino Médio

Résumé

Analisa propostas curriculares de História elaboradas pela secretaria estadual de educação do Espírito Santo em 1975 e 2009. Com base no método regressivo (BLOCH, 2001), busca aspectos convergentes e divergentes expressos nessas expectativas curriculares oficializadas. Ao considerar o intervalo de mais de três décadas entre as publicações, o artigo analisa os documentos prescritivos a partir de seu conteúdo pedagógico e das narrativas historiográficas privilegiadas. Em meio à trajetória do Ensino de História no Brasil, os documentos prescritivos analisados são entendidos como parte de um movimento de unificação e de padronização dos conteúdos e métodos de ensino de História. Por meio da análise das fontes, identificou-se: a) “marcas” dos contextos de produção em seus elementos pedagógicos e historiográficos, apontando também, para sua atuação como mecanismo produtor de resultados, ao influenciar práticas e efeitos políticos; b) embora distintos em seu conteúdo pedagógico e historiográfico, em função dos contextos nos quais foram produzidos, há a explícita preocupação dos elaboradores em imprimir nos documentos suas perspectivas teórico-metodológicas e políticas, o que revela a formação pretendida para determinado projeto de país.

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Miriã Lúcia Luiz, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia (2004) e História (2009), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE). É professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Ailton Marco dos Reis, Centro Universitário Norte do Espírito Santo (UFES)

Mestre em Ensino na Educação Básica CEUNES/UFES (2018). Pós Graduado em Filosofia Política e Social e Coordenação Pedagógica. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Capixaba da Serra (2014). Atualmente é professor de História da Prefeitura Municipal de Serra- ES. Desenvolve Pesquisas na área de Ensino de História 
  

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Publié-e

2023-11-15

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LUIZ, Miriã Lúcia; REIS, Ailton Marco dos.
PROPOSTAS CURRICULARES DE HISTÓRIA EM PERSPECTIVA: : os currículos capixabas de 1975 e de 2009
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 83–108, 15 nov. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15145. Acesso em: 22 nov. 2024.

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