ESPAÇO E LUGAR NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA: uma leitura da paisagem em O Rio e eu, de Lygia Bojunga Nunes
Mots-clés :
Paisagem, Espaço, Lugar, Rio de JaneiroRésumé
O presente trabalho objetiva realizar uma leitura literária da obra O Rio e eu, de Lygia Bojunga Nunes, à luz da teoria da percepção da paisagem, a fim de investigar como se constitui a relação afetiva da narradora-protagonista com o ambiente vivido, na medida em que a cidade se materializa ora como espaço, ora como lugar, e quais as inflexões dessa relação na identidade da protagonista. Para tanto, ressalta-seo entrelaçamento entre a Literatura Infanto-Juvenil e a Geografia Humanista Cultural, visto apresentarem maneiras peculiares de exprimir e ver o mundo, de desvelar o significado profundo da condição humana de ser no mundo, a partir do contato da personagem com o Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Paisagem. Espaço. Lugar. Rio de Janeiro.
SPACE AND PLACE IN BRAZILIAN CHILDREN'S LITERATURE: a reading of the landscape in Rio and I by Lygia Bojunga Nunes
Abstract: The present work aims at a literary reading the book The River and I, by Lygia Bojunga Nunes, in light of the theory of perception of the landscape in order to investigate how affective is the relationship of the narrator-protagonist lived with the environment, as in which the city now as space is materialized, or as place, and the inflections of the relationship which the identity of the protagonist. To this end, we
emphasize the links between the Children and Youth Literature and Cultural Geography Humanist, as they pose peculiar ways of expressing and see the world, to uncover the deeper meaning of the human condition of being in the world, from the contact with the character the Rio de Janeiro.
Keywords: Landscape. Space. Place. Rio de Janeiro.
EL ESPACIO Y EL LUGAR EN LA LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEÑA: uma lectura del paisage en El Río y yo, de Lygia Bojunga Nunes
Resumen: Este trabajo apunta a una lectura literaria del libro El río y yo, de Lygia Bojunga Nunes, en vista de la teoría de la percepción del paisaje con el fin de investigar cómo es la relación afectiva de la narradora protagonista con el medio ambiente vivido. de acuerdo como la ciudad se materializa, sea en la forma de espacio o sea en la forma de lugar. Con este fin, hacemos hincapié en los vínculos entre la Literatura
Infantil y Juvenil y Cultural Geografía Humanista, ya que representan formas peculiares de expresar y ver el mundo, para descubrir el significado más profundo de la condición humana de ser en el mundo, desde el contacto con la naturaleza Río de Janeiro.
Palabras clave: Paisaje. Espacio. Lugar. Río de Janeiro.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pesquisa 2012
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.