v. 26, n. 3, jul./set. 2019

					Ver v. 26, n. 3, jul./set. 2019
Publicado: 2019-11-18

Expediente e Sumário

Editorial

Artigos

  • PESQUISAS BIOGRÁFICAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    Lia Machado Fiuza Fialho, Francisca Mayane Benvindo dos Santos, José Albio Moreira de Sales
    11-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p11-29
  • PEDAGOGIA DO EXEMPLO: a autobiografia de Loyola e as missões na América Portuguesa do século XVI

    Leandro Lente de Andrade, Marcos Roberto de Faria
    30-48
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p30-48
  • PROCESSOS DE ABSTRAÇÃO E AS NOÇÕES SOCIAIS DE GUERRA E PAZ: um estudo com jovens estudantes brasileiros

    Eliane Giachetto Saravali, Francismara Neves de Oliveira
    49-67
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p49-67
  • INCLUSÃO ESCOLAR: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola

    Mariangela Lima de Almeida, Fernanda Nunes da Silva
    68-88
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p68-88
  • IMAGENS E SENTIDOS DE EDUCANDOS SURDOS SOBRE A ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR

    Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    89-108
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p89-108
  • AVALIAÇÃO, REGULAÇÃO, SUPERVISÃO E ACREDITAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: análise do Projeto INSAES

    Pedro Isaac Ximenes Lopes, Alda Maria Duarte Araújo Castro
    127-144
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p127-144
  • O IMPACTO DOS RESULTADOS DO SARESP NA AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Karina Machado, Maria Iolanda Monteiro
    145-163
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p145-163
  • “LONGEDOCÊNCIA” NO ENSINO SUPERIOR: o (re)investimento de professores voluntários após a aposentadoria

    Juliana Lima Moreira Rhoden, Dóris Pires Vargas Bolzan
    164-186
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p164-186
  • DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Publicidade e Propaganda

    Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, Silvana Malusá
    187-206
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p187-206
  • AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA ESCOLA BÁSICA: novas lentes para detectar o mal-estar-docente

    Neide Cavalcante Guedes
    207-224
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p207-224
  • QUEM SÃO OS ATUAIS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NO BRASIL? Perfil socioeconômico e relação com o magistério

    Cleomar Locatelli, Júlio Emílio Diniz-Pereira
    225-243
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p225-243
  • GEOGRAFIA E DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR EM REDENÇÃO, PARÁ

    José Rodrigues de Carvalho, Vanilton Camilo de Souza, Alex Ratts
    244-264
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p244-264
  • ENSINO E APRENDIZAGEM E SUA INTERFACE COM O CLIMA ESCOLAR: percepções de alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio

    Carmen Lúcia Dias, Terezinha Ferreira da Silva Colombo, Alessandra de Morais
    265-284
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p265-284
  • A GEOGRAFIA DO COTIDIANO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS

    Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Nereida Maria S. Mafra de Benedictis, Crislane da Silva Oliveira, Luciana Amorim de Oliveira
    285-302
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p285-302
  • ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: possibilidade para formação de leitores

    Karina Feltes Alves, Flávia Brocchetto Ramos
    322-340
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p322-340
  • LESBOMATERNIDAD Y ESCUELA: nuevas familias, nuevas relaciones escolares

    José Antonio Serrano Castañeda, Alma Jessica Arciniega Soto
    341-364
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p341-364

Autores