ENSINO E APRENDIZAGEM E SUA INTERFACE COM O CLIMA ESCOLAR: percepções de alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p265-284

Palavras-chave:

Clima escolar, Ensino-Aprendizagem, Avaliação do clima escolar, Ensinos Fundamental II e Médio,

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender como alunos e professores percebem e avaliam o clima escolar de uma determinada instituição educativa particular, no referente à dimensão “As relações com o ensino e a aprendizagem”. O clima pode ser considerado uma representação da escola, uma vez que, a partir das percepções e sentimentos de seus membros, reflete sua cultura, as práticas, normas e valores ali presentes, assim como a qualidade das relações interpessoais e a aprendizagem dos alunos. Apresentando um clima que lhe é único, cada escola, ao conhecê-lo, pode identificar o que está bom e o que precisa ser melhorado e, apoiada no reconhecimento de sua própria realidade, fomentar ações pontuais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso, com abordagem quantitativa, da qual participaram 417 estudantes, sendo 214 do Ensino Fundamental II (7º ao 9º ano), 203 do Ensino Médio e 35 professores da comunidade educativa, os quais responderam a questionários que avaliam o clima escolar. Os resultados apontam aspectos da escola participante que são percebidos de modo consensual pelos professores e estudantes como positivos, como as boas expectativas depositadas nos alunos e a reafirmação do compromisso dos professores com as atividades escolares e dos alunos. Porém, há outros em que comparecem divergências e, ainda, aqueles que são convergentes, mas que ambos os públicos reconhecem como mais frágeis. Dessa forma, mediante o diagnóstico levantado, a comunidade escolar terá elementos que culminarão num projeto compartilhado, a fim de prover encaminhamentos necessários com intervenções, visando à melhoria do ambiente escolar.

TEACHING AND LEARNING AND ITS INTERFACE WITH THE SCHOOL CLIMATE: perceptions of students and teachers of elementary and high school education

Abstract

This article aimed to understand how students and teachers perceive and evaluate the school climate of a particular educational institution in relation to the dimension "The Relations with teaching and learning". The Climate can be considered a representation of the school, once from the starting of the perceptions and feelings of its members, reflects its culture, the practices, norms and values present there, as well as the quality of interpersonal relations and students' learning. By presenting climate that is unique, each school, by knowing it, can identify what is good and what needs to be improved and, supported by the recognition of its own reality, promote punctual actions. In the case of being an exploratory research, of the case study type, with a quantitative approach, 417 students participated in this study, 214 of Elementary School II (7th to 9th grade), 203 of the High School and 35 teachers of the educational community, which answered questionnaires that evaluate the school climate. The results point to aspects of the participating school that are perceived in a consensual way by the teachers and students as positive, such as the good expectations placed on the students and the reaffirmation of the commitment of the teachers to the school activities and the students. However, there are others where there are divergences and even those that are convergent, but which both audiences recognize as more fragile. Thus, through the diagnosis raised, the school community will have elements that will culminate in a shared project, in order to provide necessary referrals with interventions, aimed at improving the school environment.

Keywords: School climate. Teaching-Learning. Assessment of school climate. Primary and Secondary Education.

ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE Y SU INTERFAZ CON EL CLIMA ESCOLAR: percepciones de alumnos y profesores de la enseñanza fundamental y medio

Resumen

Este artículo tuvo como objetivo comprender cómo alumnos y profesores perciben y evalúan el clima escolar de una determinada institución educativa particular en lo referente a la dimensión "Las relaciones con la enseñanza y el aprendizaje". El clima puede ser considerado una representación de la escuela, ya que a partir de las percepciones y sentimientos de sus miembros, refleja su cultura, las prácticas, normas y valores allí presentes, así como la calidad de las relaciones interpersonales y el aprendizaje de los alumnos. Presentando un clima que le es único, cada escuela al conocerlo, puede identificar lo que está bien y lo que necesita ser mejorado y, apoyado en el reconocimiento de su propia realidad, fomentar acciones puntuales.  Se trata de una investigación exploratoria, del tipo estudio de caso, con abordaje cuantitativo, participaron de esa investigación 417 estudiantes, siendo 214 de la Enseñanza Fundamental II (7º al 9º año), 203 de la Enseñanza Media y 35 profesores de la comunidad educativa, los cuales, respondieron a cuestionarios que evalúan el clima escolar. Los resultados apuntan aspectos de la escuela participante que son percibidos de modo consensual por los profesores y estudiantes como positivos, como las buenas expectativas depositadas en los alumnos y la reafirmación del compromiso de los profesores con las actividades escolares y de los alumnos. Pero hay otros en que comparecen divergencias y, aún, aquellos que son convergentes, pero que ambos públicos reconocen como más frágiles. Así, mediante el diagnóstico levantado, la comunidad escolar tendrá elementos que culminará en un proyecto compartido, a fin de proveer encaminamientos necesarios con intervenciones, buscando la mejora del ambiente escolar.

Palabras clave: Clima escolar. Enseñanza-Aprendizaje. Evaluación del clima escolar. Enseñanzas Fundamental II y Medio.

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Biografia do Autor

Carmen Lúcia Dias, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Presidente Prudente – SP

Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE, Presidente Prudente/SP. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM/Unicamp/UNESP).

Terezinha Ferreira da Silva Colombo, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Marília-SP

Doutora em Educação -Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho- Unesp Campus de Marília. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM/Unicamp/UNESP).

Alessandra de Morais, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Marília-SP, Brasil

Doutora em Educação – UNESP, campus de Marília/SP. Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Marília/SP. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM/Unicamp/UNESP).

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Publicado

2019-11-18

Como Citar

DIAS, Carmen Lúcia; COLOMBO, Terezinha Ferreira da Silva; MORAIS, Alessandra de.
ENSINO E APRENDIZAGEM E SUA INTERFACE COM O CLIMA ESCOLAR: percepções de alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 265–284, 18 Nov 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12770. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

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Artigos