IMPACTOS DO SISU NA UNIVERSIDADE

a qualidade da formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.45

Palavras-chave:

Sistema Unificado de Seleção, SiSU, Pedagogia universitária, sucesso e permanência estudantil, culturas acadêmicas

Resumo

O texto traz considerações sobre o impacto da política do MEC/Brasil referente ao Sistema Unificado de Seleção – SiSU – sobre a geopolítica do campus universitários das Instituições Federais, com repercussões importantes para a docência, a prática pedagógica, para a inclusão e permanência dos estudantes. Baseado na investigação de uma tese de doutorado (FERREIRA, 2022) teve como campo empírico a Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus da cidade fronteiriça de Jaguarão no Rio Grande do Sul. Através de uma empiria que envolveu estudantes e professores, explora questões relacionadas com a experiência desses atores, considerados pelos alunos como positivas para a sua resiliência acadêmica. Os resultados indicam que os impactos da política que implantou o SiSU são visíveis na pedagogia universitária, bem como no espaço da cidade. Exige uma perspectiva que inclua a diversidade, dando ênfase para a importância dos processos de acolhimento e mediação cultural. Sugere que se intensifiquem estudos nessa direção para otimizar a inclusão acadêmica na educação superior pública federal.

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Biografia do Autor

Darlise Nunes Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel/RS (2003). Especialista em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG/RS (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel/RS (2011). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel/RS (2022). Professora das Séries Iniciais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Atuou como Orientadora de Estudos (2013) e Formadora (2014 a 2016) do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, vinculada à UFPel. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, Formação de Professores e Pedagogia Universitária.

Maria Isabel da Cunha, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas (1968), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (1974), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Atualmente é docente colaboradora no PPG Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou como professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É docente convidada da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, formação de professores, pedagogia universitária e ensino superior. Orienta dissertações e teses e tem expressiva produção intelectual em artigos e livros. É Pesquisadora Senior do CNPq. 

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Ferreira, D. N., & Cunha, M. I. da. (2022). IMPACTOS DO SISU NA UNIVERSIDADE: a qualidade da formação . Cadernos De Pesquisa, 29(3). https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.45