LA PANDEMIA, EL TRABAJO DOCENTE Y LOS NUEVOS ENFRENTAMIENTOS AL CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.15Palabras clave:
Pandemia. Covid-19. Ensino remoto. Trabalho docente.Resumen
Este artículo analiza los impactos de la pandemia en la labor docente y se basa en datos de encuestas,
originadas en el proyecto “Los impactos del uso de tecnologías educativas a través de la enseñanza a distancia en actividades escolares, en los municipios ubicados en el estado de Bahía, en el contexto de la pandemia Covid-19 ”. Esta investigación se llevó a cabo entre abril y mayo de 2020 e involucró a 756 docentes de diferentes niveles y modalidades de los sistemas públicos y redes de educación privada. Este trabajo fue realizado por el Grupo de Estudios
e Investigaciones Movimientos Sociales, Diversidad Cultural y Educación del Campo y la Ciudad, de la Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía (GEPEMDECC / UESB). La metodología del proyecto, y bajo la cual se orienta este texto, se basa en el supuesto de que la producción de conocimiento necesita inferir cuestiones subyacentes a las
realidades que emergen de un escenario histórico, económico, político y social que afecta, implícita o explícitamente, en la vida de los sujetos. Como instrumento de recolección de datos, se utilizó un cuestionario disponible a través de Google Forms y aplicado a los docentes. Los resultados apuntan al registro de la embestida en la propuesta de
educación a distancia al mismo tiempo que revelan las debilidades de este proyecto en Educación Básica.
Descargas
Citas
AMORIM, Gabriel. Coronavírus foi identificado pela primeira vez nos anos 1960. Correio 24h, Salvador, 30 jan. 2020, 10h36. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-foi-identificado-pela-primeira-vez-nos-anos-1960/. Acesso em: 20 jul. 2020.
BACICH, Lilian. Ensino híbrido: relato de formação e prática docente para a personalização e uso integrado das tecnologias digitais na educação. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO — SIMEDUC, 7., 2016, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: UNIT, 2016. p. 1-13. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/viewFile/3323/1251. Acesso em: 20 jul. 2020.
BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Decreto nº 19.529, de 16 de março de 2020. Regulamenta, no Estado da Bahia, as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Salvador: Casa Civil, 2020a. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19529-de-16-de-marco-de-2020. Acesso em: 10 abr. 2020.
BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Decreto nº 19.549, de 19 de março de 2020. Declara Situação de Emergência em todo o território baiano, afetado por Doença Infecciosa Viral - COBRADE 1.5.1.1.0, conforme a Instrução Normativa do Ministério da Integração Nacional nº 02, de 20 de dezembro de 2016, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19, e dá outras providências. Salvador: Casa Civil, 2020b. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19549-de-18-de-marco-de-2020. Acesso em: 10 abr. 2020
BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Conselho de Educação. Resolução CEE nº 27, de 25 de março de 2020. Orienta as instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino sobre o desenvolvimento das atividades curriculares, em regime especial, enquanto permanecerem os atos decorrentes do Decreto Estadual nº. 19.529, de 16 de março de 2020, que estabelece as medidas temporárias para o enfrentamento de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional - ESPIN, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID19. Salvador: SEC, 2020c. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/homologadares272020.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: Acesso em: 24 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 9.057, 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, [2017]. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503. Acesso em: 22 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Instrução normativa nº 2, de 20 de dezembro de 2016. Estabelece procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelos Municípios, Estados e pelo Distrito Federal, e para o reconhecimento federal das situações de anormalidade decretadas pelos entes federativos e dá outras providências. Brasília, DF: MI, [2016]. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/24789597/do1-2016-12-22-instrucao-normativa-n-2-de-20-de-dezembro-de-2016--24789506. Acesso em: 24 jul. 2020.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal; Centro Gráfico, 1988.
BRITO, Regivane dos Santos; PRADO, Jany Rodrigues; NUNES, Claudio Pinto. As condições de trabalho docente e o pós-estado de bem-estar social. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 165-174, set./dez. 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6676/pdf. Acesso em: 26 jul. 2020.
CARDOSO, Jafé da Silva. As condições de trabalho docente na educação do campo no município de Medeiros Neto/BA: precarização e alienação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2019. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/?post_type=producao. Acesso em: 24 jul. 2020.
CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista. Categorias e leis da dialética. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 2004.
DISTANCIAMENTO social x economia: o falso dilema precisa ser desfeito. OXFAM Brasil, [São Paulo], 21 maio 2020. Disponível em https://www.oxfam.org.br/blog/distanciamento-social-e-economia/. Acesso em: 20 jul. 2020.
FERREIRA, Kátia Zanvettor. Quando o professor é notícia? Imagens de professor e imagens do jornalismo. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03082012-135123/pt-br.php. Acesso em: 24 maio 2020.
LIVE PPGED/UESB 24/04/2020. Mediador: Adenilson Cunha. Entrevistadas: Ester Figueiredo e Daniele Freire. Tema: Atividades escolares em cenários de pandemia. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (118 min). Publicado pelo canal PPGEd UESB. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-jYZ7opPwLts. Acesso em: 4 jul. 2020.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
MARTINS, João Rodrigo Vedovato. Educação como lócus de luta de classe na pandemia. In: SOARES, Sávia Bona V. et. al. Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil. Brasil: Editora Terra sem Amos, 2020. v. 1. p. 15-19. Disponível em: https://terrasemamos.files.wordpress.com/2020/05/coronavc3adrus-educac3a7c3a3o-e-luta-de-classes-no-brasil-2.pdf. Acesso em: 30. jul. 2020.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã (Feuerbach). 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1987.
MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. v. 1, t. 1.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. (Mundo do trabalho).
NITAHARA, Akemi. Coronavírus chegou ao Brasil pela Europa, América do Norte e Oceania. Agência Brasil, Brasília, DF, 2 jun. 2020, 11h33. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/coronavirus-chegou-ao-brasil-pela-europa-america-do-norte-e-oceania. Acesso em: 25 jul. 2020.
NUNES, Claudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 65-80, jan./mar. 2017.
ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DE SAÚDE — OPAS BRASIL. Folha Informativa Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Brasília, DF, 2 fev. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 17 jul. 2020.
OLIVEIRA, Francisco de. O elo perdido. Classe e identidade de classe. São Paulo: Brasiliense, 1987.
QEDU. Questionário Professor Prova Brasil 2017. In: QEDU. Bahia: Pessoas: Professores. São Paulo: QEDU, [2020]. Disponível em: https://qedu.org.br/estado/105-bahia/pessoas/professor. Acesso em: 20 jul. 2020.
SANTOS, Arlete Alves; CUNHA JUNIOR, Adenilson Souza. Os Impactos da utilização das tecnologias educacionais por meio do ensino remoto nas atividades escolares nos municípios localizados no estado da Bahia no contexto da pandemia de Covid-19. Vitória da Conquista: Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagens; UESB. 2020. No prelo.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum a consciência filosófica. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora; Autores Associados, 1985.
SOARES, Sávia Bona V. O coronavírus e a modernização conservadora da educação. In: SOARES, Sávia Bona V. et. al. Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil. Brasil: Editora Terra sem Amos, 2020. v. 1. p. 5-14. Disponível em: https://terrasemamos.files.wordpress.com/2020/05/coronavc3adrus-educac3a7c3a3o-e-luta-de-classes-no-brasil-2.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.
SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira; MARIN, Alda Junqueira. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1203-1225, set./dez. 2004. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302004000400007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 jul. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos de Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.